pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Brasil vai mal no exame Pisa.
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Editorial: Brasil vai mal no exame Pisa.



O Pisa é um exame que se realiza a cada três anos, entre os países membros da OCDE(Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico), além de alguns convidados, como é o caso do Brasil. Cada país membro estabelece um órgão responsável por sua aplicação. No caso do Brasil, quem realiza o exame é o INEP, vinculado ao Ministério da Educação, o mesmo órgão responsável pela aplicação do ENEM. O Pisa, o mais importante exame internacional na área de educação básica, objetiva medir a capacidade dos alunos em áreas como língua, matemática e ciências. O Brasil nunca apresentou bom desempenho por aqui, o que signifcia dizer que ainda teremos um longo caminho a percorrer até ser aceito na comunidade de países ricos, onde o ponto de corte é seis. 

Um dos critérios de ingresso nesse clubinho fechado é o desempenho dos alunos dos países membros no sistema educacional. Desta vez, no entanto, como o período abarcado envolve os tristes dias da pandemia da Covid-19, no geral, o teste apresentou um desempenho abaixo do esperado, ou seja, a queda no desempenho dos alunos foi generalizada. O Brasil não ficou sozinho. Há alguns anos atrás, publicamos, num site oficial, de uma instituição federal vinculado ao MEC, um artigo tratando deste assunto, advertindo que não chegaríamos a atingir o quociente de entrada na OCDE. Autoridade do MEC, no Governo Lula, mandou retirar o artigo. Fernando Haddad ainda era o Ministro da Educação. 

Os leitores podem imaginar, portanto, que estamos patinando neste quesito há dezenas de anos. Desde então, algumas mudanças foram introduzidas no nosso sistema educacional, mas nos parece ainda insuficientes para mudar essa realidade. Estamos colhendo bons resultados com as escolas em tempo integral, iniciativa que começou em alguns estados, mas que estão sendo incorporadas como políticas públicas federais na gestão de Camilo Santana, que governou um Estado que alcançou grandes avanços na educação nos últimos anos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário