Há algum tempo, igualmente, as forças do campo conservador tem ampliado sua capilaridade política no Estado, inclusive o espectro identificado com o bolsonarismo no plano nacional. No próximo ano teremos disputas acirradíssimas pelo controle das capitais do país. Ninguém terá vida fácil, muito menos o PT, vidraça da Oposição bolsonarista, que já escalou o seu time para a disputa nas principais capitais, com muita antecedência, inclusive em Fortaleza, onde deve concorrer o Deputado Federal André Fernandes, filiado ao PL.
Evandro Leitão leva com ele o seu grupo político, que inclui, inclusive, uma penca de prefeitos. O evento, antes previso para a filiação de todo o grupo, sofreu alterações, sendo, neste momento, toda festa dedicada ao deputado, que já pinta como possível candidato da legenda à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. É curioso que, embora cindido com o irmão Ciro Gomes, o grupo do senador Cid Gomes encontra algumas dificuldades de negociações com o PT, embora já tenha recebido sinalização positiva do morubixaba petista. O entrave, segundo especula-se, seria o Deputado Federal José Guimarães.
Há capitais do país onde o partido enfrentará maiores dificuldades, a julgar pelas primeiras pesquisas de intenção de voto já divulgadas. O percurso, no entanto, ainda é longo até outubro de 2024. O empenho de Lula como cabo eleitoral, dando o start da campanha em eventos como o ocorrido recentemente em São Paulo, parece sinalizar que o petista compreendeu que o fortalecimento da Oposição nessas eleições municipais podem antecipar o fim do seu Governo. Conforme temos repetido por aqui, as mobilizações de rua e o torniquete aplicado pela Oposição ao Governo no Legislativo indicam presságios preocupantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário