pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O milagre de Jair Bolsonaro em São Miguel dos Milagres.
Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Editorial: O milagre de Jair Bolsonaro em São Miguel dos Milagres.


São Miguel dos Milagres, apesar da beleza exuberante de suas praias, ainda guarda algumas características de vila de pescadores. Não há vida noturna e as opções de hospedagem e gastronomia estão longe de atender às necessidades ou demandas dos visitantes do local. Mesmo assim, a região, que fica no litoral norte do Estado de Alagoas, vem atraindo a atenção de turistas do mundo inteiro, despontando como uma alternativa balneária de ponta, voltado a um público ainda de perfil bastante seletivo. A logística de acesso se constitui num problema a esse complexo de praias, o que igualmente limita a presença de visitantes. 

À exceção das praias, também não há muito o que se vê nos passeios de buggy existentes. Muito embora a beleza das praias já sejam suficientes, em razão, inclusive, das famosas piscinas naturais, acessada pelos passeios de catamrãs. A badalação do balneário ainda não se reflete nas condições de vida de parte da população local, que ostenta um elevado índice de pobreza. São Miguel dos Milagres tem uma história curiosa. A origem do nome está relacionada à localização de uma estátua do santo, encontrada por um pescador, que, ao limpá-la, percebeu as feridas do seu corpo estavam, por milagre, desaparecendo. Há, inclusive, uma fonte de água mineral no vilarejo, ofertada gratuitamente ao público e tida como milagrosa.  

Em razão de todas essas circunstâncias, apesar de badalado, o local ainda é considerado um refúgio seguro para os famosos desfrutarem de algum momento de tranquilidade por ali. Não foi o que aconteceu com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que atraiu um séquito de admiradores, desde que desembarcou no aeroporto de Maceió. Usando uma camisa branca de proteção solar, o ex-presidente foi literalmente cercado por grupos de banhistas,  desejosos de tirar uma foto ou fazer uma self ao lado do ex-mandatário. São curiosas essas manifestações públicas de apreço ao ex-presidente, principalmente numa região como o Nordeste, reduto tradicional do petismo. Quando esteve no Rio Grande do Norte, as mesmas cenas se repetiram. 

Mais curioso ainda é que tais convocações de mobilizações públicas do bolsonarismo já não consegue o mesmo êxito das aparições pessoais do ex-presidente. Isso significa dizer que o ex-presidente conserva intacto a sua popularidade, um capital político que deverá ser explorado ao máximo nas eleições municipais de 2024. A encrenca da inelegibilidade, que seus advogados tentam reverter no STF, assim como um eventual indiciamento e prisão do ex-mandatário em 2024 produzirão seus reflexos inevitáveis nas próximas eleições. Como diria o general G. Dias, vamos ter problemas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário