pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A batalha pela aprovação de Flávio Dino ao STF
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Editorial: A batalha pela aprovação de Flávio Dino ao STF


A sabatina está agendada para a próxima semana, dia 13. A possibilidade de um nome indicado pelo Executivo para ocupar uma vaga no STF ser rejeitado pelo Senado Federal, embora remota, existe. O climão existente entre senadores de oposição e o Ministro da Justiça, Flávio Dino, é o  pior possível. Alegando até motivos pessoais, como o temor por sua segurança física, reiteradas vezes o ministro deixou de comparecer às convocações formuladas por comissões do Legislativo. As indisposições de alguns senadores ao senhor Flávio Dino são pessoais. Até senadores da base aliada estão sendo convencidos pela oposição a votarem contra a indicação do ministro ao STF. O Governo Lula tem um sério problema por aqui, uma vez que não se pode confiar naqueles grêmios que entraram no Governo apenas pela conveniência de liberação de verbas e ocupação de cargos na máquina. Eles já deixaram o Governo na mão algumas vezes. 

Pouco se sabe como anda a mobilização da tropa de choque do Governo no sentido de demover as resistência ao nome de Flávio Dino. Sabe-se, porém, que senadores organicamente vinculados ao bolsonarismo movem moinhos para a infringir uma derrota ao Governo, rejeitando a indicação do ministro. Segundo um site de notícias, o próprio presidente Jair Bolsonaro estaria se empenhando nas manobras, conversando com seus aliados para votarem contra a indicação. A situação se tornou tão complicada que, talvez pela primeira vez, segundo comenta-se, os próprios ministros do STF estariam cabalando votos a favor da aprovação do nome de Flávio Dino. 

Como se sabe, o nome de Flávio Dino foi bem-recebido na Suprema Corte. O momento é bastante alvissareiro para a oposição neste momento, vamos admitir. O Governo enfrenta dificuldades na condução da política econômica, a militância bolsonarista está sendo conclamada para saírem às ruas, como [e o caso de mais uma mobilização prevista para a capital federal, no dia 10\12. As últimas convocações já não empolgaram tanto como as de outras épocas, mas não se pode substimar a capacidade de articulação da oposição. Como dissemos antes, é neste climão que o ministro Flávio Dino irá submeter o seu nome à sabatina do Senado Federal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário