pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As consequências de uma CPI do MST controlada pela oposição.
Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Editorial: As consequências de uma CPI do MST controlada pela oposição.



Desde as eleições que a relação do PT como os ruralistas não anda muito bem. O agronegócio é um nicho muito identificado com o bolsonarismo e tende a manter essa posição. Curioso que Lula indicou um ruralista para o Ministério da Agricultura, o senador Carlos Fávaro, mas, mesmo assim, o clima de desconfiança permanece. O ministro acabou sendo desconvidado da Agrishow, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro foi recebido com entusiasmo pelos presentes ao evento. Curioso que a bancada ruralista considerou uma espécie de afronta a presença de Lula e do vice Geraldo Alckmin num evento organizado recentemente pelo MST. 

Alckmin saiu entusiasmado da feira do MST, alardeando que a sociedade brasileira precisa conhecer o trabalho ali realizado. De fato, sim, o MST é pop. Vem realizando um trabalho excepcional de economia sustentável, um ótimo exemplo para o país. Todos os países com o mínimo de vergonha na cara fizeram suas reformas agrárias. No Brasil, um país construído sob a égide dos grandes latifúndios e do trabalho escravo, tal reforma agrária tornou-se uma tarefa hercúlea. 

Por vezes, o MST dá uma forcinha para que o processo ande, levando o Governo a tomar decisões necessárias. Durante o abril vermelho, o MST invadiu algumas propriedades rurais no país, exaltando os ânimos dos ruralistar e dos seus representantes na Câmara dos Deputados, que possui uma bancada exclusiva. Talvez mais preocupado com a CPMI dos atos golpistas de 08 de janeiro, o governo abriu as porteiras para a oposição deitar e rolar na composição da CPI do MST. 

Eles assumirão  a presidência e a relatoria, que ficará a cargo do ex-Ministro do Meio ambiente do Governo Jair Bolsonaro, Ricardo Salles, um bolsonarista raiz, que deve produzir um relatório onde até as vírgulas tentarão comprometer o Governo Lula. Se depender da disposição dessa gente em criar embaraços, Lula terá uma dor de cabeça pela frente, pois se especula sobre a possibilidade de enquadramento do presidente por crime de responsabilidade.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário