pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O bang-bang da CPI do MST
Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Editorial: O bang-bang da CPI do MST



Ontem, terça-feira, tivemos a oportunidade de acompanhar as discussões, no plenário da Câmara dos Deputados,dos integrantes da CPI do MST. Como se sabe, o Governo abriu as porteiras e hoje leva uma nítida desvantagem em sua composição. A artilharia é pesada, uma vez que os parlamentares oposicionistas são, em sua maioria, ligados ao agronegócio e à Bancada da Bala, formada por delegados de polícia, oficiais militares e integrantes das Forças Armadas. Até um general estava presente entre os oposicionistas. Pelo andar da carruagem política o Governo deverá enfrentar uma enorme refrega no tocante às conclusões desta CPI. 

A propalada tentativa de criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra encontra-se, aprioristicamente, materializada. Isso informa aos eleitores o tipo de representação que estamos construíndo, ou seja, um ambiente político onde, muito improvavelemte, será formado algum consenso republicano, de interesse nacional, como o secular problema da reforma agrária no país, da fome de milhões de brasileiros, da produção de alimentos menos nocivos e que não agridam o meio ambiente.  

Estamos diante de uma guera declarada, onde o presindente eleito não terá um minuto de sossego e boa governança. Será fustigado até sangrar em praça pública. Ainda ontem, por exemplo, quando da visita do presidete da Venezuela, Nicolás Maduro, a batalha de narrativas ficou francamente desfavorável ao Governo, seja pela imprensa, seja pelas redes sociais. Já leram o editorial do jornal O Estado de São Paulo? Dêem uma conferida. Para completar o enredo, uma suposta agressão à jornalista Deliz Ortiz, que deverá pautar o "debate" do dia de hoje.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário