pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Lula bate o martelo. Zanin deverá ser o indicado para o STF.
Powered By Blogger

domingo, 28 de maio de 2023

Editorial: Lula bate o martelo. Zanin deverá ser o indicado para o STF.



Nos dias de hoje, nada se consegue manter em absoluto segredo. Apesar dos cuidados tomados pelo Governo para evitar vazamentos sobre o que se conversou durante o churrasco de arrumação política promovido pelo Palácio do Planalto, logo no dia seguinte, um grande jornal do Rio de Janeiro, destacou o cardápio completo do evento. Não entrou no mérito sobre se foi servida a famosa picanha para os convidados, mas destacou as conversas ocorridas entre Lula e os convidados do convescote político. Lula teria demonstrado uma preocupação natural com as dificuldades que o Governo enfrenta com o Congresso; Elogiou o esforço do seu ministro da fazenda, Fernando Haddad, que fez um corpo a corpo para aprovar o arcabouço fiscal; e, finalmente, teria antecipado, para os convivas do campo judiciário que estavam presentes, que o nome indicado para o STF deverá ser mesmo o do seu ex-advogado Cristiano Zanin. 

Como se sabe, essa indicação para a Suprema Corte rendeu muitas disputas e discussões nos escaninhos da política. Seu nome é aprovado por alguns setores - a base ideológica e política do PT, mais próxima a Lula, por exemplo - mas sofre resistência, inclusive de setores da imprensa, que afirma que Lula, ao indicá-lo, estaria se orientando não pela coerência ou racionalidade, mas por um capricho pessoal. Zanin ainda é jovem e a expectativa era a de que Lula pudesse indicar o nome do juiz Benedito Barbosa, do STE, outro pretendente ao cargo, que mantém um bom trânsito com o petista. 

Dentro dessa seara do politicamente correto, também se sugeriu que a preferência poderia recair sobre o nome de uma mulher, de preferência negra, para atender a tais demandas. No final, os aspectos mais afetivos podem ter pesado na decisão do presidente Lula, o que não se constitui em nenhum problema. Cristiano Zanin é um advogado preparado e está apto a assumir o cargo, coroando sua carreira no campo jurídico. Já estamos até preparando a pipoca para a sabatina no Senado Federal, pois um ex-juiz da Lava-Jato, com assento naquela Casa, já estaria preparando suas perguntinhas capciosas. Desta vez, no entanto, numa condição distinta. Diferente dos tribunais da República ds Curitiba, quando o advogado quase não podia defender o réu, ali ele terá as condições necessárias para se colocar diante do juiz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário