pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro. Um arranjo conservador para as eleições de 2026
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Editorial: Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro. Um arranjo conservador para as eleições de 2026


Recentemente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dos Progressistas, esteve no programa do empresário Abílio Diniz, Conversas com Abílio, transmitido pela CNN. Durante o programa, o empresário fez uma pergunta inevitável, no que concerne a uma eventual candidatura presidencial do governador paulista. Ele, naturalmente, negou qualquer possibilidade neste sentido, o que seria óbvio. Resposta tão óbvia que pode ser entendida como o contrário, ou seja, no sentido de que ele é, sim, candidato. 

Ao lado de Romeu Zema, governador de Minas Gerais, Tarcísio de Freitas, vem se constituindo num grande nome para a disputa presidencial de 2026, como herdeiro legítimo do bolsonarismo raiz e do campo conservador, não necessariamrnte bolsonarista. Existiriam até pesquisas internas indicando uma eventual viabilidade eleitoral numa chapa formada por ele e pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Michelle emprestaria à chapa a capilaridade política no plano nacional, que o progressista ainda não dispõe. 

Durante a campanha ao Governo de São Paulo, por alguma razão, Tarcísio de Freitas, por vezes, procurou se afastar do perfil de bolsonarista raiz. É como se ele não desejasse um alinhamento automático ao bolsonarismo, mesmo com digitais fortíssimas. Nos meios políticos, é tida como certa a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Já andam até especulando sobre a sua capacidde de transferência de votos. O bolsonarismo criou algumas estacas eleitorias fortes no país, que não podem ser desprezadas pelo campo democrático e progressista. Esses escândalos que estão pipocando por aí pouco importa para essa base de sustentação ensandecida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário