pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Joseph Stiglitz: O Banco Central está estrangulando a economia brasileira.
Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Editorial: Joseph Stiglitz: O Banco Central está estrangulando a economia brasileira.



Hoje, dia 12, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, estará no programa que o empresário Abílio Diniz comanda na CNN, o Caminhos com Abílio Diniz. Abílio só convida pesos-pesados para esses debates. Um dos convidados recente foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que não escapou daquela conversa espinhosa sobre a sucessão presidencial de 2026. Naturalmente, ele desdenhou do assunto, mas nas coxias se sabe que ele trabalha com essa possibilidade concreta. Curioso que um nome que passa entrar no retrovisor das próximas eleições presidenciais é o da governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, da nova safra de políticos do PSDB. 

Quem sabe, durante a entrevista, Campos Neto consiga explicar essas taxas de juros básicos absurdas, que chegam ao patamar de 13,75%. O economista Joseph Stiglitz, que visitou o Brasil recentemente e participou de seminário com caciques da legenda petista, voltou a insistir que não há razões plausíveis que justifiquem essas taxas de juros, que está estrangulando a economia brasileira. O Governo Lula tem batido forte nessas taxas de juros, embora respeite a autonomia do Banco central. 

Em suas críticas ao Governo, o ex-candidato Ciro Gomes advoga que as ponderações do PT sobre o assunto não passam de bravatas, pois haveria medidas que poderiam serem adotadas para sanear este problema. No raciocínio do pedetista, essas taxas favorecem o setor financeiro, que, em tese, Lula não gostaria de incomodar. Ciro bate forte em quatro pontos. Destacamos dois deles no dia de ontem. Além de suposta leniência com essas taxas de juros, o PT teria entregue o orçamento secreto ao Centrão, que deita e rola com as emendas parlamentares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário