pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Entendimento ou parlamentarismo?
Powered By Blogger

domingo, 28 de maio de 2023

Editorial: Entendimento ou parlamentarismo?



Não queremos aqui engrossar o coro da oposição, mas uma coisa é certa: O terceiro Governo Lula será o mais difícil de todos. Esta conclusão não decorre apenas pelo fato de nos encontrarmos mergulhados numa crise institucional sem precedentes, com uma guerra aberta, desencadeada desde o dia 08 de janeiro, quando vândalos bolsonaristas radicais tentatam promover um golpe de Estado, insuflados pelas redes sociais, que continuam produzindo seus estragos às instituições democráticas. O problema é que o Congresso nunca esteve tão forte, determinando a cadência do Executivo, numa espécie de parlamentarismo não assumido. 

Lula, que a princípio, objetivava enfrentar o Lira, já percebeu que não reúne condições para isso. Na MP que mexeu na autonimia dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos indígenas, quatro parlamentares do PT votaram com a oposição. O PSOL votou fechado contra o arcabouço fiscal. O problema não seria mais de base, aliás, pelos exemplos, pouco confiável. Toda votação de interesse do Governo exige uma negociação pontual com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que dá o sinal verde ou não para a sua aprovação. 

Neste último churrasco de arrumação política promovido pelo morubixaba petista, a palavra de ordem foi "entendimento". Leia-se, neste caso específico, aceitar um parlamentarismo tupiniquim, dividindo, literalmente, o poder com o Legislativo. Por vezes, com atitudes simples como esta, é possível tirarmos as nossas conclusões. Lula levou sua tropa de choque para passar essa informação. Seu núcleo duro, se preferirem. Lira, por sua vez, teria confidenciado a interlocutores sua insatisfação de não ter participado do anúncio dos carros "populares".    

Nenhum comentário:

Postar um comentário