pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre processo de cassação de Flávio Bolsonaro, Carla Zambelli e Nicolas Ferreira.
Powered By Blogger

terça-feira, 30 de maio de 2023

Editorial: Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre processo de cassação de Flávio Bolsonaro, Carla Zambelli e Nicolas Ferreira.



O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aceitou representação contra os parlamentares Carlos Bolsonaro, Carla Zambelli e Nicolas Ferreira, todos eles parlamentares de oposição,ligados ao bolsonarismo. No caso de Nicolas Ferreira e Carlos Bolsonaro é possível que se chegue à aplicação de alguma punição menor, sendo os mesmos poupados da medida extrema de uma cassação do mandato. Circula nos escaninhos da política, por outro lado, a informação de que a deputada Carla Zambelli pode vir a ser abandonada pelos seus pares, tornando-se mais vulnerável uma eventual cassação do mandato. 

Há dois episódios que são considerados cruciais para a derrota do Jair Bolsonaro na última eleição: Um deles diz respeito à recepção calorosa que os policiais federais receberam ao tentar cumprir um mandado de prisão contra o ex-parlamentar Roberto Jefferson, que disparou contra eles tiros de fuzil e atirou granadas nas viaturas. Um outro diz respeito àquelas cenas, mostradas em cadeia nacional, quando a deputada, de posse de uma arma, perseguiu um cidadão com o qual havia tido um desentendimento. De fato, esses dois episódios, principalmente este último, foram bastante explorados pelas redes sociais, produzindo alguns prejuízos para o candidato, em razão de suas fortes ligações com a parlamentar.  

Difícil medir o tamanho desse estrago, mas, como se tratou de uma eleição bastante equilibrada, voto a voto, tal hipótese não pode ser negligenciada. Alguém perdeu - ou ganhou - a eleição por um piscar de olhos. Segundo essas fontes, o bolsonarismo estaria tentando entregar um boi de piranha ao Poder Judiciário, num gesto de trégua. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário