pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A Polícia Federal parece ter aprendido as lições de Mark Felt
Powered By Blogger

domingo, 14 de maio de 2023

Editorial: A Polícia Federal parece ter aprendido as lições de Mark Felt

 


Seguir o rastro do dinheiro está produzindo excepcionais resultados positivos nas investigações realizadas pela Polícia Federal. Outro dia, em operação de busca e apreensão, a PF apreendeu US$ 35 mil na casa de um ex-ajudante-de-ordens da Presidência da República. Várias possibilidades estão sendo investigadas aqui, inclusive uma eventual lavagem de dinheiro. Agora, são os montantes em espécie, disponibilizados por cartões corporativos de terceiros, que favoreciam atores graúdos do ancien régime. Um tipo de prática que, pelo expediente, já evidencia cheiro de podridão. 

A prática, em si, é ilícita, principalmente por envolver o uso indevido de cartões corporativos. Seria um cartão corporativo do tipo "laranja". Essa turma não tem jeito mesmo. Outros membros do clã, chegados ao expedientes das famosas rachadinhas, também estão encrencados pelas mesmas razões, o Ministério Público conseguiu rastrear o caminho do dinheiro, chegando a produzir provas concretas das irregularidades. Há uma senhora que vive na miséria, mas teria repassado uma fábula de dinheiro nesses esquemas mafiosos. 

Ná década de 70 do século passado, acossado pelas revelações do Escândalo Watergate, o presidente Richard Nixon renunciou à Presidência dos Estados Unidos. Era isso ou um impeachment certo, depois das evidências concretas de materialização de um crime eleitoral, cometido contra o Partido Democrata. Dois jovens repórteres do Washington Post, em matérias jornalísticas sucessivas - no primeiro caso de envergadura do jornalismo investigativo - desmontaram a farça que estava por trás da estratégia dos republicanos em apresentar um crime eleitoral como um crime comum, de arrobamento. 

Isso só foi possível graças à prestimosa colaboração de um dirigente do FBI, William Mark Felt, que se manteve desconhecido durante décadas. Felt se encontrava com os repórteres anonimamente e sempre recomendava seguir o rastro do dinheiro. Deu certo por lá. Parece que está dando certo por aqui também.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário