pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lulá dá três tiros no próprio pé.
Powered By Blogger

sábado, 27 de maio de 2023

Editorial: Lulá dá três tiros no próprio pé.



Alcançou grande repercussão nas redes sociais um comentário do jornalista Josias de Souza, do portal UOL, acerca da tomada de decisão do presidente Lula no sentido de retomar o programa do "carro popular". Na realidade, não se trata de um "programa" propriamente dito, mas um conjunto de medidas, adotadas pelo Governo, no sentido de facilitar a aquisição do automóvel pelas camadas mais fragilizadas da sociedade brasileira. O termo "popular" aqui não se aplica corretamente, porque, na realidade, com um carro em torno de R$ 60.000,00 apenas uma clase média bem aquinhoada pode ter acesso ao bem. 

O automóvel chegar a este valor já com a isenção de impostos concedidas pelo Governo, o que significa que ele não pode configurar-se na terminologia "carro popular". Para se chegar a este valor, vários itens foram suprimidos de sua composição. O primeiro tiro no pé observado pelo jornalista diz respeito exatamente a isso, ou seja, o pobre mesmo irá continuar usando outros modais que não o sonhado carrinho. O segundo tiro no pé, observado pelo jornalista, diz respeito a isenção de impostos, o que se constitui numa contradição, depois de aprovado o arcabouço fiscal, dentro de uma previsão de uma larga arrecadação de impostos. 

Abdicar desses impostos, neste momento,perece não ser o mais prudente. Ainda há um terceiro tiro no pé. Ao londo da tarde de ontem vazou uma informação de bastidores de que o presidente da Câmara dos Deputasos, Arthur Lira, teria confidenciado a interlocutores que ficou insatisfeito com o fato de o presidente Lula não ter combinado com ele antes o anúncio dessa medida. Afinal, estamos num regime de semipresidencialismo, onde tudo precisa ser combinado com o Poder Legislativo. Aceita essa premissa, por alguns aspectos, tlavez possamos fala aqui de um terceiro tiro no pé.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário