pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Se Lula governasse com o fígado já estaria com cirrose hepática, produzidas pelas toxinas do Centrão.
Powered By Blogger

domingo, 14 de maio de 2023

Editorial: Se Lula governasse com o fígado já estaria com cirrose hepática, produzidas pelas toxinas do Centrão.



Todos nós passamos por momentos de altos e baixos, embora essas reações sejam mais observadas em alguém que exerce um cargo público relevante, a exemplo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nós nunca entendemos muito bem esse diagnóstico de bipolaridade. É como se o indivíduo devesse manter uma "estabilidade" emocional, convivendo, cotidianamente, com situações as mais diversas, suscetíveis de produzir as mais distintas reações. Outro dia os jornalistas comentavam que Lula estava chorando muito e isso era uma evidência de descontrole emocional. Agora ele tropeça nas palavras e não interpreta corretamente as perguntas a ele dirigidas pelos repórteres. O que se observa é que alguns veículos de comunicação estão focando nos problemas do governo. Resolveram assumir o papel de colaboradores da oposição. Tornou-se ideia fixa, coisa de doido, como diriam nos nossos avós.  

Durante aquela fase braba da pandemia, havia um amigo que sempre questionava se nós estávamos bem. Seria praticamente impossível "estar bem", diante daquelas circunstâncias pavorosas, onde as pessoas estavam morrendo nos leitos de hospitais, sem conseguirem respirar. Na realidade,  há, também, alguns fatores coletivos que podem influir em nosso humor. Sabe-se lá o que Lula pode estar sentindo, numa quadra política complexa como a nossa. Mas vamos deixar esse debate para os psicólogos e voltarmos ao nosso quadrado, o quadrado da política. Este terceiro mandato não está sendo nada fácil para Lula. Acreditamos que o barbudo nunca precisou engolir tantos sapos.

O saldo negativo que ele está sendo contingenciado a gerenciar é muito grande. Um fardo pesado, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista político, com o arcabouço democrático sendo fustigado constantemente por forças simpáticas à rupturas institucionais. O embate com o Legislativo é outra fonte constante de desgaste, inclusive emocional. Se Lula governasse com o fígado, como sugeriu um desses jornais, já estaria com cirrose hepática, produzida pelas toxinas do Centrão, capaz de usar de todos os expedientes para atingir seus objetivos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário