pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A cassação de Dalton Dallagnol
Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Editorial: A cassação de Dalton Dallagnol


Dalton Dallagnol, até outro dia, comemorava, pelas redes sociais, sua eleição como Deputado Federal pelo Estado do Paraná, com uma votação das mais expressivas. No dia de ontem, por unanimidade, o TSE cassou o seu mandato, pois, diante dos processos a que responde e que se encontra em tramitação, sua eleição não poderia ser legalmente referendada. Uma questão de natureza jurídica, unicamente, mas que está assumindo contornos políticos inevitáveis, diante desse clima de polarização em que o país encontra-se mergulhado. 

Até o dispositivo legal está sendo invocado, numa refefência ao Ministro da Justiça, Flávio Dino, autor do mesmo, quando exercia o cargo de Deputado Federal. O papel exercido por Dalton Dallagnol durante os trabalhos da Operação Lava-Jato é o "X" da questão, o motivo das comemorações de setores ligados ao Partido dos Trabalhadores, que nunca perdoaram Dalton pela sua atuação na condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Outros nomes estão no retrovisor dos petistas, como o do senador Sérgio Moro. Não é verade que Lula governa com o fígado - como sugeriu um veículo de comunicação - mas ele mesmo fez questão de deixar claro que guarda ressentimentos em relação ao senador. Há um esforço danada para desarmar esses palanques, mas eles resistem. Um dos termos que tornou-se comum no dicionário político do momento é o "produzir desgaste". Se Lula indicar Zanin para o STF, a oposição sabe que o seu nome será referendado, mas vai fazer um barulho daqueles apenas para desgastar o Governo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário