Na realidade, se quisermos ser mais precisos em torno do tema, o país já enfrentou várias tentativas de Golpe de Estado, desde 2013. Felizmente, todas essas tantativas fracassaram ou não chegaram a bom termo. Sobre a tentativa frustrada de 08 de janeiro, o último rebuliço no mundo político está contribuindo, mesmo que por linahs tortas, para elucidar alguns fatos que antecederam aqueles episódios. De imediato, tais fatos contribuem para desconstruir as narrativas bolsonaristas em torno do assunto, no sentido de responsabilizar o governo por tais episódios.
Até um pedido de impeachment de Lula foi protocolado recentemente, acusando-o de crime de responsabilidade. Outro dia levantamos uma discussão por aqui para procurar entender as motivações da oposição em querer responsabilizar Lula por aqueles atos. A hipótese que nos pareceu mais provável seria a de que, em tais circunstâncias, Lula poderia transformar o Brasil numa Venezuela, algo que nunca esteve em seus planos.
Investigações policiais seguem um caminho tortuoso, não necessariamente linear. Em princípio, o que estaria em jogo era as irregularidades em relação ao cartão de vacinação, aventando possíveis tentativas de fraudes. Estão pipocando mesmo são as informações sobre conversas ou mensagens trocadas entre bolsonaristas, tratando, na realidade, da Festa da Selma, cognome com o qual eles se referiam à tentativa de golpe em curso. Antes mesmo de serem iniciados os trabalhos da CPMI do Golpe, a tese bolsonarista encontra-se completamente esvaziada, sem qualquer sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário