pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os áudios da materialidade da tentativa de golpe de 08 de janeiro.
Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Editorial: Os áudios da materialidade da tentativa de golpe de 08 de janeiro.



Dizem os analistas que não se dão mais golpes de Estado como antigamente. Hoje, os processos seriam bem mais sutis, inclusive preservando a aparante funcionalidade das instituições, utilizando-se do aparato jurídico para infringir torturas aos adversários. Em tese, não haveria mais a necessidade de tropas e tanques nas ruas, bem como o fechamento das casas legislativas. Tudo seria muito sutil nos chamados golpes de um novo tipo, típicos das democracias iliberais. Como se observa, até um nome pomposo se definiu para os novos golpes. 

Até a terminologia "democracia" consegue ser preservada. O Brasil já passou por experiência do tipo, há alguns anos, mas mesmo os seus principais artífices se sentem ofendidos quando são tratados como golpistas. Pelo andar da carruagem política, o que alguns atores no Brasil desejavam era o recrudescimento de um processo autoritário, nos moldes anteriores, assim como ocorreu em 1964. Assim, é o que começa vir à luz, com a revelação dos áudios que estão sendo divulgados pela imprensa, onde se presume sublevação da ordem, definição dos papéis dos atores, previsão de acionamento de tropas, prisões de autoridades e coisas do tipo. 

Para desespero da oposição, que tentava constuir uma narrativa estapafúrdia sobre o tema, agora é que a CPMI dos atos golpista vai pegar fogo, pois o governo já tem munição bastante para sustentar seus argumentos durante os trabalhos daquela comissão. Isso se o nosso guardião não agir antes, pois, nas gravações, um dos alvos mencionados seria justamente ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário