pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Eduardo Leite "queima" a largada.
Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Editorial: Eduardo Leite "queima" a largada.



O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acaba de "queimar" a largada como provável candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. Fez duas falas, ambas infelizes sobre a proposta de uma frente Sul\Sudeste aventada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema(Avante-MG). Eduardo Leite não esconde de ninguém os seus projetos presidenciais. Fez várias tentativas de viabilizar o seu nome no último pleito. O governador integra uma ala de renovação no ninho tucano, ao lado de outras jovens lideranças em ascendência, como é o caso, por exemplo, da governadora de Pernambucno, Raquel Lyra. Ao assumir a presidência da legenda tucana, Eduardo Leite falou de respeito e de moderação. Nos escaninhos, sabe-se que ele deseja distância do bolsonarismo.   

O governador do Rio Grande do Sul nunca esteve associado à direita à direita bolsonarista como está sendo neste momento, depois de manifestar apoio ao colega mineiro. Foi infeliz, para dizermos o mínimo. Ainda falta muito tempo para o governador "reposicionar-se", mas, em todo caso, ele passa a amargar o ônus de uma declaração infeliz antes mesmo da largada. Nossa tese é que a perspectiva do desmonte democrático e institucional associado ao bolsonarismo ainda permitirá uma sobrevida ao petismo.

O clima de polarização do ambiente político brasileiro, por outro lado, constitui-se numa outra dor de cabeça para nomes "alternativos" como o do governador Eduardo Leite. Essa "polarização", por inúmeras razões, vem sendo sistematicamente alimentada. Se ele for jogado na fogueira de um nome associado ao bolsonarismo, sairá tostado das urnas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário