pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Tarcísio no retrovisor das eleições presidenciais de 2026.
Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Editorial: Tarcísio no retrovisor das eleições presidenciais de 2026.


Crédito da foto: André Pera\Estadão Press. 


Com as encrencas que o ex-presidente Bolsonaro enfrenta, talvez, sequer, reúna as condições de uma candidatura presidencial em 2026. Ele permance alimentado as expectativas do seu eleitorado mais renhido em torno do assunto, mas haveria uma possibilidade concreta de se enfrentar uma inelegibilidade pela frente. Sua esposa, Michelle Bolsonaro, que tratamos numa postagem anterior, por enquanto, caiu nas graças mesmo do senhor Valdemar. Terá um corrida de obstáculos pela frente, a começar pelo desgate de imagem produzido pelo escândalo das joias das arábias. Seu nome acabou sendo envolvido de alguma forma no escândalo, e o desgate político, independentemente do que vier a ser apurado, já esta feito. 

Assim, comendo o mingau quente pelas beiradas, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, emite sinais de que disputa a herança do bolsonarismo num dos estados mais importantes e decisivos numa eleição presidencial. Ele morde e assopra o bolsonarismo, numa estratégia de quem deseja o seu voto, mas rejeita algumas premissas bolsonaristas, possivelmente aquelas que não são engolidas por um eleitorado menos radical, mas, mesmo assim, conservador. 

Por vezes, seu "sotaque" bolsonarista se torna indisfarçável, como no momento de vetar a distribuição de preservativos para mulheres carentes, na substuição de Paulo Freire por Fernão Dias numa estação de metro, ou, até mesmo, quando bate demasiadamente forte no martelo, numa sessão de privatização. Os internautas que nos acompanham nas redes sociais dizem sempre que a sua fortaleza está no interior. Foram os votos do interior e não os da capital que o elegeram. Agora ele acaba de anunciar um salário minimo de R$ 1.550,00, acima do anunciado por Lula, de R$ 1.320,00, o que o coloca, definitivamente, numa rinha de disputas entre o Palácio dos Bandeirantes e o Palácio do Planalto, de olho nas disputa eleitoral de 2026. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário