pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Caçada humana.
Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Editorial: Caçada humana.



O Brasil possui cinco presídios de segurança máxima, onde as fugas de detentos, em tese, são impossíveis. Os presos sao mantidos em celas isoladas e seguem um protocolo de segurança que, de fato, em tese mais uma vez, inviabilizariam completamente a possibilidade de fuga. Mantido numa prisão similar, nos Estados Unidos, o ex-chefão mexicano do tráfico de drogas, Joaquín Gusmán, o El Chapo, é submetido a condições de restrições tão extremas, que está apresentando sérios distúrbios psicológicos. 

A cada nova revelação sobre o que poderia ter ocorrido no presídio de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no entanto, desvela-se alguns fios soltos neste enredo. Numa longa reportagem, publicada alguns meses antes da fuga, o jornal Tribuna do Norte, já alertava para os problemas de "segurança máxima" no presídio de Mossoró. Não vamos aqui nem entrar nos "detalhes" do eventual apagão das câmaras de monitoramento ou no achado das ferramentas que foram utilizadas pelas presos na fuga. 

Alguns dados, no entanto, são emblemáticos e reveladores. Uma das providências a serem tomadas é a convocação de novos agentes de polícia penal, que já teriam sido aprovados em concursos, e ainda não foram nomeados. Uma parte deles serão chamados exatamente para atuarem no Presídio de Mossoró. Em princípio, sugere-se uma admissibilidade de que o efetivo ora em serviço seja insuficiente, como ocorre, aliás, em todo o sistema carcerário brasileiro. 

Ontem foi divulgado que os detentos que fugiram pertencem ao grupo de "executores" do Comando Vermelho. Centenas de policiais, viaturas,  helicópteros e outros aparatos tecnológicos estão sendo utilizados nesta verdadeira caçada humana aos fugitivos. Na zona rural de Mossoró, uma chácara foi invadida, de onde foram subtraídos itens inerentes a quem está em fuga, como novas roupas, tênis e comidas. Faz todo sentido supor que se trata dos presos foragidos. Até então, eles ainda estariam com as roupas da penitenciária.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, hegemonizada por parlamentares da oposição bolsonarista e composta, majoritariamente, por militares e policiais, já antecipou que estará convocando o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski para uma audiência pública. O país já enfrenta alguns problemas nesta área nevrálgica de segurança pública, possivelmente agravados com episódios como este da fuga de presos de um presídio de segurança máxima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário