pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A "fritura" de Alexandre Padilha
Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Editorial: A "fritura" de Alexandre Padilha



Nos corredores de Brasília, um dos assuntos em pauta é uma provável substituição do Ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha. Nesses casos, antes da canetada definitiva, as ações de desgate começam corroer a resistência do infeliz. O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP-AL), por exemplo, já estaria despachando diretamente com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa. As relações de Padilha estariam truncadas até com o líder do Governo, José Guimarães, do PT cearense, nome na bolsa de apostas para assumir tal ministério, num eventual afastamento do atual títular. 

Costumamos sempre enfatizar sobre os problemas estruturais por aqui, algo que não se resolve apenas com a troca de nomes. Depois de inúmeras refregas, somente agora o Governo ameaça retaliar os deputados da base que teriam assinado o mais recente pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por que somente agora o Governo resolveu adotar uma postura mais rigida? Há de se perguntar, ainda, se a correlação de forças em jogo lhes faculta tal endurecimento de postura, sobretudo num momento de negociações cruciais na área econômica. 

47 parlamentares da base da apoio governista assinaram tal documento. O documento foi protocolado com 140 assinaturas. O mais provável é que a bravata não passe mesmo de uma simples bravata no final. O resulado desse jogo é o seguinte: O pedido de impeachment será engavetado e o Governo volta atrás na decisão de retaliar os parlamentares. Temos reafirmado por aqui que as coisas estão se tornando muito previsíveis no Brasil. 50% da população, segundo o Instituto Genial\Quaest, desejam a prisão de Jair Bolsonaro, reflexo de um país literalmente cindido ao meio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário