pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Mesmo numa manifestação exitosa, Bolsonaro deu o azar de falar nessa famigerada minuta do golpe.
Powered By Blogger

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Editorial: Mesmo numa manifestação exitosa, Bolsonaro deu o azar de falar nessa famigerada minuta do golpe.



O Ministro Alexandre de Moraes, durante uma audiência na Suprema Corte, volta a insistir no tema de que não há crime para o golpe de Estado. A razão é simples. Se os conspiradores forem exitosos, a primeira medida é cercear as instituições da democracia, interditando-as da capacidade de aplicar a lei contra os transgressores. É neste sentido que as tessituras e ou artimanhas de caráter golpista devem ser punidas com todo o rigor. Não podemos baixar a guarda, como ocorreu com o Cléber Bambam, que perdeu a luta por nocaute depois de apenas alguns segundos. 

Os bolsonaristas organizaram uma manifestação ordeira, pacífica, dentro do espírito democrático, bastante exitosa na Av.Paulista, durante o último domingo. Eles contiveram, inclusive, o ímpeto de portarem faixas e cartazes, o que se trata de uma exigência demasiada para os mais radicais. O mais exaltado foi o pastor Silas Malafaia, que ousou fazer algumas referências às instituições e autoridades da República. Os demais oradores foram bastante moderados, inclusive o presidente Jair Bolsonaro, solicitando passar uma borracha nisso tudo, esqucer o passado, anistiando aqueles que atentatarm contra o Estado Democrático de Direito. Longe de tal premissa ser aceita, mas, enfim...

O mais difícil os bolsonaristas conseguiram, ou seja, arregimentar tanta gente e mantê-las em comportamento sob controle. Não ocorreram incidentes durante o evento. Não há registro de brigas, roubos, furtos e coisas assim. O comportamento do Governo Lula é o comportamento de quem ficou incomodado com o êxito da manifestação. A narrativa dos desdém é um bom exemplo do que estamos afirmando. Vamos admitir: Os caras são bons de organização e a base de apoiadores do ex-presidente não foi corroída. 

Há um problema. Ao fazer referência à tal ementa golpista, aquele rascunho sobre o Estado de Sítio, encotrado pela Polícia Federal em sua mesa de trabalho na séde do PL, em Brasília, a fala pode ser incriminadora do ex-presidente, ou seja, sugere-se que ele sabia sobre esta ementa e isso poderá ser usado contra ele. O ex-presidente está precisando, como diria nossos avós, tomar um banho de sal grosso todas as manhãs. Que seus apoiadores evangélicos não leiam este texto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário