pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A repercussão negativa dos recursos recebidos pela Escola de Samba Beija-Flor para homenagear Maceió.
Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Editorial: A repercussão negativa dos recursos recebidos pela Escola de Samba Beija-Flor para homenagear Maceió.



A julgar pelas manifestações pelas redes sociais, repercutiu muito mal o recebimento de recusros públicos pela Escola de Samba Beija-Flor para fazer uma homenagem à cidade de Maceió, que é administrada por um prefeito ligado ou do grupo político do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que, aliás, desfilou no sambódromo durante a apresentação da escola. Naturalmente que alguns internautas, sobretudo os ligados ao PT, possuem uma indisposição orgânica com o alagoano. Neste caso, porém, o motivo dos questionamentos dizem respeito à origem dos recursos que financiaram a escola de samba. 

Especula-se que tenham sido recursos da União, transferidos através das emendas parlamentares, o que não seria improvável, pois o próprio prefeito admite esta hipótese. O mais razoável aqui é que os recursos fossem provenientes do erário municipal ou talvez amealhado entre o setor privado. Seja como for, a polêmica está posta. Não chegamos a acompanhar o desfile, para termos uma ideia de como a escola de samba explorou o potencial da capital alagoana, que possui uma das orlas mais bonitas do país. O que não falta é o que explorar com a criatividade dos carnavalescos da escola. 

Tal exposição vem num bom momento, quando se percebe o aumento expressivo do fluxo de turistas estrangeiros ao país. Existe a estimativa de que, de fato, isso funcione. Outra fonte de estímulo ao turista são as plataforma de streaming. Quando a cidade é retratada numa série, por exemplo, há um grande interesse dos turistas pelo local. Nem mesmo os altos índices de violência em estados como o Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia afungentam os turistas. As taxas de ocupação dos hotéis nesses estados quase chega aos 100%. 

Neste final de ano, mesmo com as notícias negativas sobre as minas da Braskem, onde, em exagero, se sugeria que a cidade poderia literalmente afundar, Maceió recebeu um grande fluxo de turistas para as festas de revéillon. A cidade tem uma orla belíssima, uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca, como o chiclete de camarão, o sururu no capote, entre outros prátos típicos do local. A orla é bom policiada, registrando poucas ocorrências de violência. No seu entorno, a poucos quilômetros, existem outros inúmeros atrativos, como a Praia do Francês, Praia do Gunga, Barra de São Miguel, entre outras. 

P.S.: Do Contexto Político: Ainda não está muito claro de onde provieram os recursos, estimados em 08 milhões de reais, que financiaram o desfile da Escola de Samba Beija-Flor. Segundo João Henrique Caldas, Prefeito de Maceió, aliado de Arthur Lira, tais recursos seriam captados junto à iniciativa privada, sob o regime de renúncia fiscal e através de emendas parlamentares. Alguns dos principais jornais também insinuam que tais recursos, de fato, possam estar vinculados às famigeradas emendas parlamentares. Ao fim e ao cabo, no entanto, estão surgindo outros questionamentos até mesmo mais complicados. Fazemos tais esclarecimentos aos leitores apenas para deixar claro que não há uma informação precisa sobre se tal recursos sejam mesmo provenientes de emendas parlamentares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário