Bolsonaristas e não bolsonaristas estão de olhos bem abertos sobre o que deverá ocorrer na Av. Paulista, no próximo dia 25,quando os bolsonaristas radicais saem às ruas para se manifestarem e ouvirem o seu líder, o ex-presidente Jair Bolsonaro, se defender das acusações a ele imputadas. A princípio, sugere-se que será uma mobilização que deverá contar com um público expressivo, algo que os bolsonaristas são experts em organizar. Aqui reproduzimos uma fala do general G. Dias, quando soube das movimentações em Brasília, um pouco antes do 08 de janeiro: Vamos ter problemas?
Não seria improvável, posto que se torna uma tarefa praticamente impossível controlar uma massa em tais circunstâncias, enfurecida, mobilizada em termos de protestos difusos. Diante da quadra de instabilidade institucional que o país enfrenta, a manifestação não vem em boa hora, pode incorporar agendas as mais diversas, algumas delas com o potencial, inclusive, de prejudicar o ex-presidente Jair Bolsonaro. É neste sentido que reiteramos que não seria o momento oportuno para tal convocação.
Para os bolsonaristas mais sensatos, seria prudente obsevar o que ocorreu com as mobilizações do 08 de janeiro. Já são centenas de condenados, com penas altas, e uma multa de 30 milhões, que deverá ser rateada entre eles, com o propósito de ressarcir o erário dos prejuízos causadas ao patrimônio público. Não é possível que tal desfecho não seja capaz de produzir alguma reflexão de caráter pedagógico. Tal convocação sugere, igualmente, que o ex-presidente esteja numa situação "limite", ou seja, presumivelmente, teme por uma eventual prisão.
Algumas postagens de bolsonaristas nas redes sociais, somente para que tenhamos uma ideia sobre o quanto é difícil controlar tais variáveis, já trazem referência a um reforço ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que descaracterizaria as motivações iniciais da convocação da manifestação da Paulista. Neste caso, não seria improvável que possamos concluir pela assertiva do general G. Dias, embora em outro contexto: Vamos ter problemas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário