pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Empate técnico entre Boulos e Ricardo Nunes na disputa pela Prefeitura de São Paulo
Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Editorial: Empate técnico entre Boulos e Ricardo Nunes na disputa pela Prefeitura de São Paulo



No dia de ontem, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou mais uma pesquisa sobre a disputa pela Prefitura de São Paulo. Embora com margens sempre apertadas, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, apoiado por alas hegemônicas do PT, sempre aparecia na dianteira da disputa. Desta, vez, no entanto, o Instituto constatou um empate técnico entre os dois principais postulantes ao Edifício Matarazzo. Boulos pontua com 33% da preferência do eleitorado paulista, enquanto Ricardo Nunes aparece logo abaixo, apenas numericamente, registre-se, com 32%. 

A margem de erro do Instituto está acima dos dois pontos percentuais, o que significa dizer, igualmente numericamente, que Nunes já poderia ter ultrapassado o psolista. Por dever de ofício, registramos aqui a pontuação dos demais candidatos. A candidata do PSB, a Deputada Federal Tabata Amaral, pontua com 9,7% das intenções de voto na pesquisa; Kim Kataguiri, do União Brasil, cuja candidatua ainda não teria sido homologada pelo partido, surge com 5,2% das intenções de voto, enquanto a candidata do Novo, Maria Helena, crava 3,3% das intenções de voto. O polêmico Padre Kelmon, que deverá atuar como linha-auxiliar do atual gestor, Ricardo Nunes, aparace com 0,7% das intenções de voto. 

A disputa, por inúmeras razões, deverá seguir este diapasão até outubro, se não ocorrer algum tsunami político até lá. Receoso de se envolver com o bolsonarismo tóxico, mas por outro lado, temeroso de perder tal quinhão do eleitorado paulista, o prefeito Ricardo Nunes(MDB-SP) já assegurou que estará acompanhando o capitão na manifestão programada para o dia 25 na Av. Paulista. O empate técnico entre ambos os candidatos é reflexo da exarcebação da polarização política que ambos os lados fazem questão de alimentar. 

Depois das recentes declarações de Lula, que provocaram um tsunami diplomático, o candidato do PSOL, que conta com o apoio do morubixaba petista, saiu-se pela tangente quando indagado sobre o assunto. Passamos aqui a imaginar o quanto isso será explorado nas próximas eleições municipais, assim como o ônus político que o morubixaba petista terá que arcar em relação ao seu projeto de renovação do contrato de locação do Palácio do Planato por mais quatro anos, conforme se presume. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário