pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: São nulas as possibilidades de afastar o ministro Alexandre de Moraes dos inquéritos sobre os atos golpistas.
Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Editorial: São nulas as possibilidades de afastar o ministro Alexandre de Moraes dos inquéritos sobre os atos golpistas.



Diante do aperto do torniquete jurídico, com um cliente enrredado em encrencas cada vez mais cabeludas, a equipe de advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro têm se mostrado mais ativa nos últimos dias. Recentemente a imprensa noticiou que eles entraram com um pedido junto ao STF no sentido de solicitar a devolução do passaporte do ex-presidene, assim como pedir que o Ministro Alexandre de Moraes seja afastado dos inquéritos que apuram a tentativa de golpe de Estado, que envolve o ex-presidente. 

As chaces do ministro ser afastado deste caso são completamente nulas. Num editorial inusitado, uma vez a linha editorial do jornal tinha assumido, até então, um viés claramente anti-Governo Lula, O Estadão de hoje traz um editorial tratando o ex-presidente Jair Bolsonato como um cidadão sem o menor apreço pelas instituições democráticas, "um golpista de corpo e alma". Por outro lado, também circula na imprensa a informação, atribuída à Polícia Federal, de que recursos financeiros teriam sidos transferidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos,  enquanto aguardava o "desenrolar" dos acontecimentos aqui no Brasil. Assim, a possibilidade de liberação do passaporte passa a ser igualmente difícel.

Na condição de ex-presidente, argumenta os advogados, Jair Bolsonaro recebe, com regularidade, convites para participar de eventos no exterior. Salvo melhor juízo, em princípio, haveria um convite para visitar, mais uma vez, Israel e para um encontro de uma entidade que reúne o pensamento consevador, encontro que se daria nos Estados Unidos, possivelmente com a presença do também ex-presidente Donald Trump. Em tempos de normalidade democrática, isso não se constituiria num problema. A questão é que os tempos são outros. Até recentemente, o país sofreu uma tentativa de golpe de Estado.  

O jornal paulista também se junta ao coro dos parlamentares governistas nas críticas ao encontro programado com a militância bolsonarista, na Avenida Paulista, previsto para o dia 25\02. Um problema ainda maior seria a convocação - já felizmente desmentida - das torcidas organizadas de times paulista para a mesma avenida, no mesmo horário. Como já se tornou recorrente no país, não passou de uma fake news. Menos mal.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário