pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A reação dura de internautas ao discurso de Arthur Lira.
Powered By Blogger

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Editorial: A reação dura de internautas ao discurso de Arthur Lira.



Em tempos de nevoeiro ou mares bravios, convém conduzir o barco devagar, conforme nos ensina os grandes jangadeiros. A reação ao discurso do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante a abertura do ano legislativo, tem suscitado as mais duras reações de internautas pelas redes sociais. Os termos ou adjetivos utilizados para se referir ao alagoano, naturalmente, por razões óbvias, não serão reproduzidos por aqui, mas os nossos leitores podem muito bem imaginar. 

Além de escalar bombeiros com a missão de conter as chamas, o Governo acena com a possibilidade de rever os vetos às emendas. Lira está sendo comparado a outros presidentes que provocaram grandes embaraços ao chefe do Executivo em épocas passadas, como aquele que travou a pauta da Câmara dos Deputados aos projetos da ex-presidente Dilma Rousseff, que acabou sofrendo um processo de impeachment. Se o padrão de relação estabelecidos entre os Poderes Legislativo e Executivo sempre foram complicados no país, traduzidos no Presidencialismo de Coalizão, hoje, as coisas estão ainda mais complicadas. 

Alguns analistas já identificam, neste momento, uma espécie de parlamentarismo de coação. Não chega a ser um exagero. Afinal, o conceito de presidencialismo de coalizão já não responde às circunstâncias de governança que o país enfrenta neste momento, principalmente depois desse tal de orçamento secreto, que permite ao Legislativo dispor dessas emendas autonomamente. Com se sabe, esse clima de beligerância entre os Três Poderes da República não é bom para o país. 

O bolsonarismo mergulhou o país uma crise institucional sem precendentes. O resultado das eleições presidenciais de 2022 ainda hoje são questionadas pelo seu líder maior, com aquelas ilações infundadas. Transformou instituições de Estado em instituições de governo de turno, ferindo de morte algumas dessas instituições. Politizou setores militares, criando as condições para subverter a ordem democrática. Os danos institucionais são irreparáveis e a população do país paga um preço muito alto por tal experiência política. Descemos alguns degraus na escada civilizatória.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário