pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Um giro de 36O graus na política paraibana.
Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Editorial: Um giro de 36O graus na política paraibana.



Magalhães Pinto, uma grande raposa da política mineira, costumava comparar a política às nuvens, que mudam com muita frequência. Até recentemente, um bolsonarista raiz, o radialista Nilvan Ferreira, foi literalmente "rifado" do PL, o partido ao qual ainda é filiado, em nome de uma articulação interna da legenda que tem como objetivo fazer do ex-Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, candidato à Prefeitura de João Pessoa nas próximas eleições. 

Curioso que, diante das novas contingências, segundo o próprio radialista, ele teria procurado outras legendas, com perfil de centro-direita do espectro político, todas elas fechando as portas para o seu ingresso. Em situação assim, como se sabe, quando o indivíduo cai em desgraça, restam poucos a se solidarizarem com o infeliz. Numa atitude bastante digna, o jornalista faz questão de nomeá-los e agradecer-lhes a solidariedade. Nesses episódios, ficam sempre algumas lições. 

Passado alguns dias, o radialista recebeu a solidariedade do senador Efraim de Moraes Filho(UB-PB), que afirmou que as portas do União Brasil estariam abertas ao radialista. Neste meio termo, começaram as especulaççioes em torno de uma eventual candidatura do radialista a prefeito de Santa Rita, cidade onde ele obteve maior votação quando disputou o Governo do Estado. Em princípio relutante, o radialista transferiu seu título eleitoral para a cidade e hoje, 22, anunciou que será pré-candidato a prefeito da cidade nas próximas eleições. 

O melhor, no entanto, ainda estaria por vir. O atual governador do Estado, o socialista João Azevêdo, que já manteve acalorados debates com o radialista, afirmou que tudo ficou no passado e que está disposto a apoiar o seu pleito como candidato a prefeito de Santa Rita, a cidade dos canaviais, com o concurso até do presidente Lula. Nilvan Ferreira, por outro lado, até então um bolsonarista roxo, sinaliza que pode esquecer os embates do passado e aceitar a proposta. 

Gostaríamos muito de saber como os bolsonaristas mais radicais estão se sentido com esta guinada de 360 graus de Nilvan Ferreira. Nilvan construiu uma trajetória política no Estado com uma identificação absoluta com o bolsonarismo. Na condição de candidato ao Governo do Estado, numa eleição vencida por João Azevedo, bateu forte no atual ocupante do Palácio Redenção, enfatizando suas ligações ao ex-governador Ricardo Coutinho, enredado na Operação Calvário. Nilvan deve está um poço até aqui de mágoa com os antigos compenheiros bolsonaristas do Estado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário