pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Governo, enfim, promete retaliar parlamentares da base que assinaram impeachment de Lula.
Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Editorial: Governo, enfim, promete retaliar parlamentares da base que assinaram impeachment de Lula.


O Governo Lula está prometendo retaliar parlamentares da "base" que estão entre aqueles que assinaram o mais recente pedido de impeachment do presidente Lula,sob o argumento de crime de responsabilidade, depois das declarações do presidente sobre o conflito entre o Estado de Israel e o Hamas. Há dúvidas sobre  se o governo reúne condições políticas para tanto, mas a medida, a rigor, cumpre uma função de exigir um mínimo de coerência desses parlamentares. O  sujeito tem as emendas liberadas, ocupa cargos na máquina e se contrapõe aos interesses do Governo. Existem outros adjetivos mais adequados para definir a situação, mas vamos ficar na "coerência" para não colocarmos mais combustível nesse ambiente já suficientmente incendiário. 

Das 140 assinatutas do pedido, 47 são de parlamentares do Progressistas, Republicanos, Unão Brasil e MDB, com seus nacos de poder e os cifrões das emendas parlamentares. Somente no último "convescote" entre Executivo e Legislativo, foram liberados R$ 20 bilhões em emendas. O Governo deveria adotar tal procedimento como norma. Não sabemos o porquê da preocupação pontual em relação ao recente pedido de impeachment, quando se sabe que os canapés servidos durante o happy hour já o teria contornado. O próprio Arthur Lira considera a iniciativa como açodada. 

Trata-se do maior pedido até este momento, a oposição deve pressionar pelo seu encaminhamento, mas não vai passar disso. Até este momento, o morubixaba petista ainda pode descansar, com tranquilidade, a cabeça no travesseiro. Neste momento, todas as preocupações do Presidente da Câmara dos Deputados estão voltadas pela sucessão da Casa, onde ele trabalha para fazer o seu sucessor. Empoderado e com prestígio junto aos parlamentares, até o ex-presidente Jair Bolsonaro andou opinando sobre o assunto, se colocando contra um dos postulantes.

E, por falar no ex-presidente, no dia de hoje tomamos conhecimento, através de uma pesquisa do Instituto Genial\Quaest, que 50% da população brasileira deseja a sua prisão. Essas coisas estão se tonando óbvias demais, reflexo de um país completamente cindido entre bolsonaristas e lulistas. Sugere-se que quem deseja a sua prisão corresponde exatamente aos apoiadores do morubixaba petista.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário