pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Depoimento do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira preocupa a caserva.
Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Editorial: Depoimento do general Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira preocupa a caserva.



Alguns fatos sobre o que ocorreu por ocasião do Golpe Civil-Militar de 1964 apenas muitos anos depois foram revelados. Apenas por dever de oficio, outro dia tivemos acesso a um texto importante sobre aqueles dias de atmosfera democrática nublada  que o país atravessou, escrito por um dos atores mais ativos e relevantes daqueles episódios, o general Sylvio Frota, que travou uma verdadeira batalha contra o processo de abertura política desencadeado pelo general Ernesto Geisel. Da linha-dura e contrário à abertura, comandante do Exército, Geisel precisou, muito provavelmente, contar com a ajuda do bruxo Golbery de Couto e Silva para encontrar o momento certo para afastar Sylvio Frota do cargo, sem isso representasse algum "trauma". 

Valeu-se de um feriado em Brasília, quando os militares estavam em suas casas, em churrasco com os familiares. Sem tropa, o general teve que se submeter ao destino. Aproveitou o seu tempo de pijama para produzir um dos mais importantes documentos sobre aquele período, com relatos e papéis raros, dos seus arquivos pessoais, que somente ele teria conhecimento. O livro chama-se Ideais Traídos. Como registro histórico, um texto impecável. Aliás, um camalhaço de mais de quase 700 páginas, publicado pelo seu filho, depois de sua morte. Salvo melhor juízo, não seria desejo do militar publicar o texto.  

O recente depoimento do general cearense Theophilo Gaspar Oliveira à Polícia Federal, que teria durado aproximadamente cinco horas, possivelmente é um dos mais esclarecedores até este momento. O general teria descido às minúcias sobre todas as etapas da tentativa de golpe do 08 de janeiro. No cargo que ocupava por ocasião da tentativa de golpe, o general comandava as tropas especiais, os chamados "Kids Pretos", que, conforme afirmamos pela manhã, a eventual participação dessa tropa de elite nas tessituras golpistas ainda suscite algumas controvérsias. 

Talvez não mais depois do depoimento do general. Segundo informe de alguns canais de comunicação, a caserva teria ficado bastante apreensiva com a franqueza do general em seu depoimento à PF. Caso se confirme o teor do seu depoimento, inclusive, talvez precisemos reavaliar a real participação de alguns atores naqueles episódios. Vamos aguardar as conclusões das investigações da Polícia Federal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário