pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: ACM Neto amplia vantagem na corrida pelo Palácio de Ondina.
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2022

Editorial: ACM Neto amplia vantagem na corrida pelo Palácio de Ondina.


Acompanhamos com muita atenção o desenrolar das eleições baianas. Naquela praça, há uma possibilidade concreta de o carlismo voltar ao poder depois de 16 anos de controle do Palácio de Ondina pelo PT. Dois dados daquelas eleições nos remetem à cena política pernambucana, quem sabe, nos ajudando a compreender o que pode ocorrer por aqui em relação ao candidato que, oficialmente, será apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva: Danilo Cabral, do PSB. Assim como ocorre na Bahia, com o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, Danilo Cabral não vai muito bem nas primeiras pesquisas de intenção de voto, torcendo que o apoio - e preferencialmente a presença de Lula no Estado - possa reverter tal situação desfavorável. 

Lula esteve em Salvador, no último dia 02, quando os baianos comemoram a Independência do Brasil, acompanhando um cortejo que havia tempo não era realizado. Sem muita preocupação com a segurança, caiu na multidão com os correligionários. Nas oportunidades dos discursos, deixou claro que o seu candidato na terra de Jorge Amado é mesmo Jerônimo. Hoje, dia 05\07, foi divulgada mais uma pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, colhendo informações junto ao eleitorado no período de 1 a 4 de julho, o que significa dizer que, em tese, já poderia refletir alguma mudança de comportamento do eleitor em relação ao candidato do PT, Jerônimo Rodrigues.

Pelo andar da carruagem política, a bola de Jerônimo Rodrigues continua esvaziada. O candidato do carlismo, ACM Neto amplia sua vantagem na corrida pelo Palácio de Ondina, que significaria a retomada do controle político do Estado pela oligarquia familiar do patriarca Antonio Carlos Magalhães. É preciso ter a prudência necessária para entender que tal pesquisa ainda não possa refletir a reação do eleitorado baiano em relação a reafirmação de Lula de que Jerônimo Rodrigues é o seu candidato a governador naquele Estado. É bem possível, se entendermos uma série de variáveis que envolvem a realização de uma pesquisa de intenção de voto, que não seria o caso de abordamos aqui. 

Por outro lado, é inegável, desde o início o franco favoritismo do representante do clã ACM, que construiu um excelente capital político a partir de sua gestão na Prefeitura de Salvador, muito bem avaliada pelos baianos. O PT, por sua vez, amarga a fadiga de material de 16 anos à frente do Palácio de Ondina, o que representa um inevitável desgaste natural junto ao eleitorado.Nesta última pesquisa, ACM Neto pulou de 55,4% para 58%, enquanto Jerônimo Rodrigues caiu de 16,1% para 15,8%.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário