pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: André Janones sinaliza que aceita o diálogo com Lula
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Editorial: André Janones sinaliza que aceita o diálogo com Lula


Pode ser apenas uma bravata, mas Ciro Gomes(PDT-CE), já teria dito que não aceitaria conversar com Lula sobre um eventual apoio à sua candidatura à Presidência da República. Pelo menos nesse primeiro turno das eleições. Hoje, pelos números do Datafolha, Lula pode liquidar a fatura das eleições de 2022 ainda no primeiro turno, pois abre 17 pontos de diferença em relação ao seu principal adversário, o Presidente Jair Bolsonaro(PL). Num momento anterior, Lula já teria sido aconselhado por assessores a procurar um diálogo com André Janones, do Avante, em busca daqueles dois pontinhos fundamentais para vencer as eleições de outubro no primeiro turno. Portanto, esse flerte é antigo.

Embora, hoje, de acordo com esta última pesquisa a situação esteja, a princípio, mais confortável, a premissa de vencer as eleições no primeiro turno é uma das grandes preocupações do staff político de Lula, sobretudo num contexto de um ambiente institucional tão inseguro. Daria uma menor margem de manobras para assédios contra as instituições da democracia. Não é algo nada saudável que tenhamos chegado a este estágio, para precisamos nos fortalecermos para enfrentá-lo. 

Curioso que, em seu Twitter, o candidato do Avante tenha enumerado todos os candidatos presidenciais com os quais tentou estabelecer algum diálogo, sem muito sucesso. Alguns deles apenas o ignorá-lo. Segundo ele, Lula teria vestido as sandálias da humildade, dando um excelente exemplo, pois vai muito bem nas pesquisas de intenção de voto, mas está propondo um diálogo com o qual ele, de pronto, está aceitando. Janones vem fazendo uma campanha política interessante, propositiva, e, certamente, poderia contribuir com ideias para um eventual Governo Lula. O programa do Avante está bem elaborado e enxuto. Um outro fato que não pode ser esquecido é que Janone já foi filiado ao PT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário