Acompanhei de forma sistemática os trabalhos da CPI da Covid-19 e me sinto decepcionado com o encaminhamento dado pela PGR no que concerne às recomendações do grupo de senadores que estiveram envoldidos naqueles trabalhos. É profundamente lamentável que, neste clima de instabilidade política e institucional que o país atravessa, as leis estejam sendo regiamente desrespeitadas, em nome de um projeto político de caráter extremamente duvidoso e temerário. As referências são claras sobre quem seriam esses atores que estão, nos parece, com uma trave política nos olhos, deixando de cumprir as leis, consoante os interesses políticos que estão em jogo.
Trata-se, na realidade, de uma espécie de "vista grossa" ou omissão deliberada. Agora mesmo, por ocasião dos ataques às nossas instituições democráticas, o presidente de um dos poderes mais importantes da República, praticamente não disse uma palavra sofre aqueles fatos tão graves. A CPI da Covid-19 realizou um trabalho excepcional sobre a conduta de gestores públicos e privados, durante aqueles dias sombrios vividos pelo país, que nos ceifaram milhares de mortos. Na realidade, a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, mas já enfrentamos dias mais difíceis.
Evidente que os suas recomendações deveriam ser acatadas e atendidos pelas autoridades da República, apurando os fatos, apontando responsáveis, recomendando os procedimentos consoante às suas atribuições inerentes. Tempo e recursos públicos foram utilizados durante aqueles trabalhos, o que encejaria, no mínimo, um respeito maior por suas conclusões e recomendações. Infelizmente, o momento político vem produzindo essas esquizofrenias institucionais, com alguns órgãos deixando de cumprir seus papéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário