pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: O "teste"de palanque de Lula no Estado.
Powered By Blogger

sábado, 16 de julho de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: O "teste"de palanque de Lula no Estado.

 


As "barrigas" - ou notícias falsas - tornaram-se relativamente comuns aqui no Estado de Pernambuco, levando-nos a sempre manter uma devida cautela sobre o que se divulga em alguns blogs ou através das redes sociais. A prudência impede-nos de replicar ou reproduzir as chamadas "fake news", causando um dano ainda maior às pessoas envolvidas. Ontem foi divulgado, por exemplo, que supostamente, Lula teria mantido um diálogo com dirigentes sociaslistas, informando sobre a impossibiidade de respeitar a condição de um palanque único em pernambuco. 

Não foi possivel "checar" se a notícia procede ou não, o que aconselha mantê-la em stand by. Aliás, se o dileto leitor realizar uma pesquisa na internet sobre este assunto, irá encontrar uma série de informações desencontradas, ora Lula acenando para a possibilidade de ampliação de palanques, ora fazendo juras de amor eterno e fidelização ao palanque da aliança entre o PSB e o PT no Estado, reafirmando o seu compromisso com o candidato Danilo Cabral(PSB-PE). 

Mas, a rigor, com o afunilamento do calendário eleitoral, logo saberemos qual será sua postura em relação aos seus três palanques no Estado, pois, além do "oficial", existem o palanque de Marília Arraes, do Solidariedade, e o palanque de João Arnaldo, do Psol. Marília, como se sabe, vem construíndo sua campanha colada à imagem do morubixaba petista, assim como ocorre, de forma mais modesta, com o candidato do Psol. 

Ambas as legendas, no plano nacional, tanto o Solidariedade quanto o Psol estão na aliança que pretende recuperar a cadeira do Palácio do Planalto para Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os dias 20 e 21 Lula deverá estar no Estado, em compromissos formais assumidos com o candidato do PSB, Danilo Cabral, quando deverá visitar as cidades de Serra Talhada, Garanhuns e Recife. Este será o primeiro grande "teste" de palanque do candidato. 

Como a campanha de Marília criou uma espécie de "Lulômetro", a grande questão é saber como o tal termômetro político irá se comportar durante esses dias. Resta saber o que a equipe de Marília Arraes estaria "aprontando" para não perder sua liderança nesse instrumento, dando um jeitinho de acompanhar a visita do ex-presidente Lula ao Estado. Lideranças políticas que acompanham a candidata, inclusive - como é o caso do seu vice, Sebastião Oliveira - possuem base política na cidade de Serra Talhada, a primeira a ser visitada por Lula.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário