pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: O "Lulômetro" de Marília continua em alta.
Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: O "Lulômetro" de Marília continua em alta.

Publicada no blog do Magno Martins


Havia uma grande expectativa em torno da presença de Lula, aqui no Estado, sobretudo em razão da formação dos palanques estaduais,quando praticamente três candidatos endossam o apoio ao seu projeto de voltar a ser inquilino do Palácio do Planalto a partir de 2023: Danilo Cabral, do PSB, Marília Arraes, do Solidariedade, e João Arnaldo, do Psol\Rede. Dizem que ele teria chegado com um semblante fechado - em bom nordestinês, carrancudo - mas preferimos não entrar no mérito de suas razões. Ele poderia estar simplesmente cansado da viagem. 

Sua agenda sofreu algumas alterações, sob o argumento, a princípio curioso, de que o Recife estava meio chuvoso. Embora tenha feito sol a maior parte do dia, ao cair da tarde as chuvas, de fato, vieram, embora leves.  Ao longo do dia, ficamos atentos não apenas aos sinais da natureza, mas aos sinais políticos, esses que poderiam nos dar a real dimensão do impacto da presença do candidato petista no que concerne ao palanque do candidato oficial da da coligação PT\PSB, o Deputado Federal Danilo Cabral(PSB-PE). 

Como se sabe, Danilo não vai muito bem nas pesquisas de intenção de voto realizadas até este momento e a presença de Lula aqui, assumindo oficialmente a sua candidatura, poderia ser uma espécie de tábua de salvação para o candidato. Um outro aspecto que aguçou nossa curiosidade era observar como a militância e o staff de campanha da candidata do Solidariedade, Marília Arraes, iriam se comportar para não perderem alguns pontinhos preciosos no termômetro político do "Lulômetro", salvo melhor juízo criado pelos publicitários da candidata, com o objetivo de mensurar o padrão de relação que os concorrentes ao Palácio do Campo das Princesas teriam com o morubixaba petista. 

O andar da carruagem política indicava que Marília Arraes poderia perder alguns pontinhos preciosos nesse ranking. Lula não poderia deixar de assumir os compromissos oficiais com os socialistas. Ela, por sua vez, não iria constrangê-lo. Coube aos seus apoiadores a tarefa de não permitir que ela caisse neste ranking. Até mesmo candidatos apoiadores da aliança PT\PSB não deixaram de dar a sua contribuição, como ocorreu com a candidata ao Senado Federal, a Deputada Estadual Teresa Leitão(PT), que, em Garanhuns, quando discursava para a multidão, no afã de citar uma vereadora local com o mesmo nome de Marília, acabou se enrolando e, ao invés de dizer: Marília Ferro, por pouco não disse Marília Arraes. O público, por sua vez, vaiou o  governador Paulo Câmara(PSB-PE), vaiou o prefeito local, Sivaldo Rodrigues, do PSB, e, na hora do discurso de Danilo Cabral, gritaram:Marília!!! Marília!!! Marília!!!Assim, sua posição no "Lulômetro" parece não ter sofrido alterações significativas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário