pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Simone Tebet questiona postura de dirigentes do MDB
Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Editorial: Simone Tebet questiona postura de dirigentes do MDB



Dirigentes da legenda emedebista se reuniram recentemente e decidiram que deverão endossar o apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, à Presidência da República, ainda no primeiro turno das eleições de outubro. Pelo menos 11 diretórios estaduais da legenda resolveram seguir tal orientação, o que, naturalmente, levantou algns questionamentos da candidata do partido à Presidência da República, a senadora Simone Tebet, que considera um equívoco a postura desses dirigentes, contribuindo para inviabilizar um nome que pudesse constituir-se como alternativa aos extremos políticos representados por Luiz Inácio Lula da Silva(PT), de um lado, e Jair Bolsonaro(PL), do outro lado. 

Na realidade, não há surpresas aqui. Desde que o nome da senadora foi cogitado como alternativa da legenda como candidata da terceira via, tais segmentos do partido já manifestavam uma opinião em contrário, alguns deles em processo avançado de negociações com a candidatura de Lula, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Algumas dessas lideranças, sequer, estiveram presentes no ato que homologou a candidatura de Simone Tebet à Presidência da República, numa clara demarcação de posições. Como o partido sempre foi controlado por uma federação de oligarquias familiares regionais com autonomia, fica difícil impor uma deliberação da cúpula partidária. 

Assim, pode-se concluir que a senadora Simone Tebet - como se já não fossem suficientes os problemas inerentes à consolidação de uma alternativa de terceira-via - enfrenta sérios problemas dentro de sua própria agremiação partidária. O consolo é que inúmeros equívocos foram cometidos no processo de construção de uma alternativa política rigorosamente viável como terceira-via. Esta é uma contingência ditadas pelos padrões ou dinâmica de disputas políticas imposto pela quadra política brasileira, algo que foge completamente à sua alçada. A bem da verdade, como temos enfatizado por aqui, ela seria uma excelente alternativa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário