Logo após a divulgação da última pesquisa do IPESPE, o cientista político Antonio Lavareda veio a público para analisar os resultados do seu Instituto, lançando o seu olhar - sempre muito aguçado - sobre o que dizem, na prática, aqueles números. Há, em sua análise, uma preocupação bastante evidente em relação ao segundo turno das próximas eleições presidenciais, mas este editor irá se concentrar na sua avaliação sobre o perfil do eleitorado do petista, que poderá voltar a sentar na cadeira de presidente do país, a julgar pelo andar da carruagem política até este momento.
O staff político do presidente Jair Bolsonaro conhece bem tais eleitores, mas, daí a trazê-los para abraçar o seu projeto político é uma outra grande questão. Digo isso em relação à última Convenção do PL, realizada no último domingo, onde os discursos foram direcionados exclusivamente para tal público. Mas, afinal, quem é este público que está fazendo a diferença no eleitorado do ex-presidente Lula? Ele é formado pelas mulheres, os jovens e os pobres, de acordo com as conclusões do cientista político pernambucano, a partir dos dados colhidos por suas pesquisas.
Há muitas leituras sobre o que ocorreu na última Convenção do PL, em alguns casos, leituras preocupantes, como a eventual probabilidade de dias sombrios de ampliação das dificuldades institucionais, que poderão agravar-se para o próximo 07 de setembro, quando os bolsonatistas prometem uma grande mobilização. Mas esta já é uma outra discussão. Importante frisar, neste momento, que apesar do assédio da campanha de Bolsonaro em relação a tais eleitores, eles se mantém fiéis ao projeto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), o que pode significar sua volta ao Palácio do Planalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário