pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Em nova pesquisa, Marília Arraes mantém vantagem sobre os adversários.
Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de julho de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Em nova pesquisa, Marília Arraes mantém vantagem sobre os adversários.

 



Hoje, segunda-feira, 11\07, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto sobre a corrida pelo Governo do Estado em Pernambuco. As pesquisas de intenção de voto em Pernambuco têm sido marcadas, como afirmamos antes, por uma certa regularidade nos índices dos candidatos que concorrem ao Palácio do Campo das Princesas. Marília Arraes, por exemplo, que lidera todas as pesquisas realizadas até este momento, varia de 29% para 30,7%, desde a última pesquisa divulgada, a rigor, ainda dentro da margem de erro dos institutos. A margem de erro do Paraná Pesquisas, por exemplo, é de 2,6% pontos percentuais para mais ou para menos. 

Na realidade, a despeito da vantagem de Marília na corrida, o meio de campo ainda está muito embolado, com os demais candidatos todos situados em empate técnico, exceto o candidato da situação Danilo Cabral, do PSB, que aparece em última colocacão, pontuando com 7,5%. A situação de Danilo Cabral nesta disputa é bastante adversa, pelos motivos já expostos por aqui, não sendo necessário voltarmos a tratar deste assunto. A bala de prata seria Lula, sua última cartada para tentar reverter tal situação, mas, a rigor, trata-se uma aposta que implica em algum risco. 

Lula pode não conseguir a proeza de transferir seu prestígio no Estado para o candidato do PSB, sobretudo num contexto em que a candidata do Solidariedade, Marília Arraes, fortalece, cotidianamente, sua imagem junto a de Lula, seja programaticamente, seja nas peças publicitárias muito bem elaboradas por seus marqueteiros. Soma-se a isso a ascendência que ela tem sobre Lula, construída nos longos e velhos tempos da militância petista. Missão difícil a do candidato socialista.

A crônica política local enfatiza que o candidato Danilo Cabral(PSB-PE), sempre que possível, tenta se descolar da gestão do governador Paulo Câmara(PSB-PE), que ostenta altos índices de reprovoção de sua administração. Eis aqui uma outra tarefa hercúlea para o candidato situacionista, uma vez que seus adversários na disputa o associam sistematicamente à gestão do governador Paulo Câmara. Eis os números: 

Marília Arraes (SD-PE)     30,7%

Raquel Lyra (PSDB-PE)      15,6%

Anderson Ferreira (PL-PE)  13,0%

Miguel Coelho (UB-PE)      12,5%

Danilo Cabral (PSB-PE)      7,5%

TSE-PE: 01527\2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário