pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Um momento de civilidade na disputa política.
Powered By Blogger

domingo, 10 de julho de 2022

Editorial: Um momento de civilidade na disputa política.


A coluna Radar, assinada por Robson Bonin, no site da revista Veja, informa que alguns  emedebistas teriam ficados insatisfeitos com a cortesia, a elegância e a civilidade com que a candidata do partido, Simone Tebet(MDB-MS), teria tratado o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, em encontro na cidade de Salvador, por ocasião das festividades do Dia da Independência dos baianos, ali comemorado no dia 02 de julho. Neste dia, como se sabe, 04 candidatos à Presidência da República estiveram pelas ruas de Salvador, festejando com o povo baiano. 

Num desses momentos, a candidata do MDB encontrou-se com Ciro Gomes, com quem trocou um afetuoso abraço, conforme recomenda as boas regras da civilidade política, atitudes que estão se tornando cada vez mais raras nesses tempos obscuros que o país está enfrentando. A pratica mais recente - que está se tornando rotineira - é atirar fezes sobre os adversários políticos, através de artefatos semelhantes à bombas caseiras. Se os leitores mais sensíveis nos permitem a digressão, tais fatos dá bem a dimensão da merda em que estamos metidos, com milhões de brasileiros e brasileiras atirados no limbo da miséria, passando fome, e as ameaças constantes às nossas instituições democráticas. 

Infelizmente, nossa democracia jovem democracia já se encontra seriamente ameaçada. Como disse antes, vamos torcer que ela possua a resiliência suficiente para resistir a esses achaques. A atitude da senadora Simone Tebet diz muito de sua personalidade e de sua compreensão da dimensão de sua atuação pública, marcada pelo republicanismo, pela lisura, pela sensibiidade social e pela urbanidade. Ela não vai muito bem nas pesquisas de intenção de voto, em função de variáveis que fogem ao seu controle, como o fato de ter entrado tarde no jogo, assim como as resistências do eleitorado em encampar uma alternativa de terceira via nas eleições presidenciais. Mas, a rigor, seria um bom nome a ser testado na condução do Executivo Federal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário