pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Após homologação, a senadora Simone Tebet entra na corrida presidencial.
Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Editorial: Após homologação, a senadora Simone Tebet entra na corrida presidencial.



A sorte, literalmente, está lançada para a senadora Simone Tebet na corrida presidencial das próximas eleições. Simone precisou trilhar um caminhos de muitos atropelhos e os pedregulhos ainda estão começando. Começa uma jornada que está sendo sabotada por elementos do próprio partido, que, por já terem feito uma opção por apoiar um outro candidato, não desejavam que o partido lançasse uma candidatura própria. Na verdade, estamos diante de uma corrida de obstáculos. 

Se a senadora reunirá as condições efetivas de superá-los é uma outra questão. Como já afirmamos por aqui, algumas dessas variáveis ela não controla, como, por exemplo, essa centríguda política da polarização, que não permite que uma alternativa de terceira via se viabilize no contexto político brasileiro. O consultor Thomas Traumann elencou, outro dia, dez razões entendermos o porquê da inviabilidade da terceira-via no país. Uma das razões é que tais candidaturas não são construídas dentro de um prazo razoável, ou seja, não existe condiçoes de sua viabilização se tais candidaturas são lançadas às vésperas das eleições. 

No caso de Simone Tebet essa premissa é mais do que verdadeira, uma vez que ela enfrentou todo tipo de atropelo até a homologação da sua candidatura pela coligação que reúne, além do MDB, o PSDB e o Cidadania. Costumamos repetir isso por aqui, trata-se de um excelente quadro, preparada, de perfil probo, democrático e republicano. Não resta a menor dúvida de que poderia ser testada na condução do Executivo Nacional, possivelmente com bons resultados coletivos. Infelizmente, os pedregulhos são muitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário