pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Os marimbondos da democracia
Powered By Blogger

domingo, 24 de julho de 2022

Editorial: Os marimbondos da democracia



Alcançou grande repercussão nacional um discurso do ex-presidente José Sarney, na Academia Brasileira de Letras, por ocasião das comemorações dos seus 125 anos, onde ele é incisivo na defesa das instituições democráticas, considerando um dever pessoal defendê-la uma vez que foi um dos artífices da transição democrática. Nesses tempos bicudos que estamos vivendo, quando aparece um ator relevante do cenário político defendendo a democracia, o fato, em si, enceja grandes reconhecimentos. 

Na outra ponta, existe uma trupe de aventureiros que atentam contra ela cotidianamente, tentando minar seus alicerces. Nunca as nossas instituições democráticas foram tão atacadas, o que confere ao Brasil a condição de democracia mais ameaçada do mundo. Nosso tecido democrático nunca foi muito resistente, daí as insondáveis preocupações em torno do assunto. As desigualdades sociais e econômicas - que se ampliaram nos últimos anos - constituem-se num dos fatores que atentam de forma estrutural contra a nossa experiência democrática. 

É como se a democracia substantiva não desse o suporte necessário para a manutenção do edificio institucional da democracia política. Segundo um estudo do cientista político polonês, Adam Przeworski, dependendo da renda per capta da população, a possibilidade de um retrocesso político pode chegar a zero. O ex-presidente José Sarney é decano da academia criada pelo escritor Machado de Assis. É um daqueles nomes que entraram na academia muito em razão do seu capital político, que, certamente, teve um peso maior do que a sua produção literária. Em todo caso, seja lá de que quadrante vier, a defesa das instituições democráticas serão sempre bem-vindas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário