pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Simone Tebet no segundo turno? Bolivar Lamounier acredita.
Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2022

Editorial: Simone Tebet no segundo turno? Bolivar Lamounier acredita.



Houve um tempo em que acompahávamos com mais frequência as publicações do cientista político Bolívar Lamounier. Sempre muito lúcido e arguto, suas reflexões ancoravam nossas ponderações sobre temas áridos do cenário político nacional, fornecendo pistas importantes para compreendermos nossa realidade. Por alguma razão, perdão se estivermos equivocados, suas análises deixaram de ser assim tão frequentes. Eis que hoje, a partir de uma postagem no blog do Magno Martins, fui pego de surpresa com o título de uma matéria informando que a candidata Simone Tebet(MDB-MS) iria desbancar o presidente Jair Bolsonaro(PL) e iria para um segundo turno com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva(PT). 

O título da postagem, em si, já seria suficiente para causar um certo impacto em quem lesse a matéria. Mais impacto ainda sentiria o leitor ao se deparar com a autoria do conteúdo, informando que se trata do conceituado cientista político Bolívar Lamounier que, através das suas redes sociais, tem a coragem - acima de qualquer outra coisa - de fazer tais afirmações, num momento em que a banca acadêmica e jornalística já jogou a toalha em relação à viabilidade da chamada terceira-via. Simone Tebet - quem acompanha o blog sabe de nossa admiração pela senadora - enfrentou, na realidade, uma corrida de obstáculos para chegar à homologação de sua candidatura, ocorrida na semana passada, em convenção conjunta do MDB, PSDB e Cidadania. 

Há caciques da legenda emedebista que não apoiam o nome da senadora, pois já teriam assumidos compromissos com o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Vão cozinhar o apoio em banho maria, até o momento de comunicar oficialmente a traição. Pela última pesquisa do Datafolha, Simone crava apenas 2% das intenções de voto. Avança em relação às pesquisas anteriores, mas ainda muito longe de representar uma reação, uma vez que esta iniciando a corrida muito tardiamente e é pouco conhecida dos eleitores. 

Diante de tal contexto, seria pouco provável que um cientista político como Bolívar Lamounier arriscasse sua reputação com uma afirmação como esta. Como as postagens de redes sociais possuem limitações de espaço, sugere-se que o cintista político pudesse dissecar tal análise, oferecendo aos seus diletos leitores a oportunidade de interagir com os seus argumentos.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário