pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Faz a leitura da CPI do MEC, Pacheco.
Powered By Blogger

terça-feira, 5 de julho de 2022

Editorial: Faz a leitura da CPI do MEC, Pacheco.



Há algum tempo atrás, pensava-se que a CPI da Covid-19 poderia atrapalhar os planos de reeleição do presidente Jair Bolsonaro(PL). Aliás, a bem da verdade, a variável " comportamento do gestor público durante a pandemia " passou a figurar entre aquelas variáveis que, junto com a gestão da economia e avaliação do Governo, poderiam determinar ou não a renovação do contrato de gestão do Executivo.Ao longo do tempo - até mesmo em razão do arrefecimento(?) da pandemia - esta variável foi perdendo terreno e, hoje, sequer é mencionada quando alguém se refere às dificuldades enfrentadas pelo presidente Jair Bolsonaro em seu projeto de reeleição. 

Agora, faltando menos de 90 dias para as eleições de outubro, existe a unanimidade de que, a abertura de uma CPI neste momento, poderia, sim, prejudicar os planos de reeleição de Jair Bolsonaro. Assim, seu staff político estaria estabelecendo articulações de bastidores no sentido de atrapalhar a abertura de tal CPI do MEC. Um desses interlocutores seria o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que exerce forte influência sobre o Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, do mesmo partido. Pacheco, por sua vez, sofre uma forte pressão da oposição para cumprir os ritos de início formal de uma CPI, que incluria uma leitura em plenário e uma publicação no Diário Oficial do Senado Federal. 

Caso tal CPI seja aprovada, seria mais uma fonte de dor de cabeça para o presidente Jair Bolsonaro, que já preparou um arsenal de medidas para enfrentar as adversidades no campo econômico, como esta PEC da Bondade, que estoura o teto dos gastos públicos e compromete a gestão das contas públicas de quem assumir o Palácio do Planalto a partir de 2023. Existem algumas propostas de CPI's paradas, aguardando na fila, mas sobre esta há um barulhento grupo de senadores capazes de moverem moinhos de vento por sua aprovação.

P.S.: do Contexto Político: Informações mais recentes dão conta de que Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal, deverá dar prosseguimento à CPI do MEC, mas ela só seria iniciada depois das eleições.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário