pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Implode a aliança entre PT e PDT no Ceará.
Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Editorial: Implode a aliança entre PT e PDT no Ceará.



Matéria publicada no site da revista Veja informa que o PT rompeu uma aliança bem-sucedida da esquerda naquele Estado, mantida desde 2006,com o PDT, com sucessivos mandatos na condução do Palácio da Abolição. Na realidade, dois mandatos de Cid Gomes(PDT-CE), irmão do candidato à Presidência da República, Ciro Gomes(PDT-CE), e dois mandatos de Camilo Santana, do PT, que precisou se desencompatibilizar-se do cargo para concorrer ao Senado Federal nas próximas eleições de outubro, sendo substituído por sua vice, Izolda Cela, do PDT. 

Com uma gestão muito bem avaliada pela população e bem articulada junto às instâncias do PT local - inclusive com simpatias nacionais dos dirigentes da legenda - Izolda credenciou-se para continuar no cargo, disputando as próximas eleições no Estado. Izolda, na realidade, nunca foi bem-digerida por setores do PDT que, numa manobra avaliada como de "arrogante", decidiu que o candidato ao Governo será o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio(PDT-CE). 

Roberto é médico, um técnico que foi pinçado à condição de político pela família Ferreira Gomes, teve uma boa passagem como prefeito da cidade, mas, neste momento, não fez muito bem para os arranjos políticos no que concerne à condução da aliança entre as duas legendas. Diante da decisão de ruptura, restaria ao PT dois caminhos: apoiar o nome de Eunício Dias(MDB-CE), como candidato ao Governo, opção que poderia ter o apoio do PT nacional, ou  lançar o nome de Izolda Cela(PDT-CE), mesmo diante da exiguidade de tempo para as convenções partidárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário