pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado.
Powered By Blogger

domingo, 17 de julho de 2022

O xadrez político das eleições estaduais de 2022 em Pernambuco: Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado.



Aqui e ali, os setores mais orgânicos do Partido dos Trabalhadores questionam a ampliação do leque de abertura de Lula para o centro do espectro político, envolvendo atores que estiveram diretamente envolvidos no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff(PT-MG). Até mesmo com o ex-presidente Michel Temer(MDB-SP), que era vice de Dilma e assumiu o governo após sua deposição, Lula estabeleceu este diálogo, conhecendo suas habilidades de interlocuções com as diversas tribos políticas. Tal abertura, no entanto, é vista como fundamentalmente importante para o seu projeto de voltar a ocupar a cadeira do Palácio do Planalto, de acordo com observadores e assessores de perfil mais pragmático. 

Quando Lula enfrentava um dos seus momentos políticos mais delicados - no período em que estourou o escândalo do Mensalão - que hoje passou a ser institucionalizado através do orçamento secreto, como observou em reserva um ator político  - Dr. Miguel Arraes largou suas atividades no Campo das Princesas e, num gesto de grandeza política, tomou um avião e foi até Brasília emprestar sua solidariedade ao amigo, que depois retribuiu a gratidão beneficiando enormemente o governo do neto de Arraes, Eduardo Campos. 

À época existia um fundo de recursos para a regiao Nordeste, dos quais pernambuco, sozinho, levava 25% do montante. Eduardo viveu em lua de mel com Lula e Dilma até que o projeto presidencial do neto de Arraes entrou em rota de distanciamento do PT. Por ocasião do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff existia uma grande interrogação sobre como se comportaria o PSB naquele contexto político. Depois de muitas idas e vindas, eles resolveram esquecer a lição de solidariedade política do Dr. Arraes e votar a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff. 

Como se sabe, eles foram fundamentais para que o projeto de impeachment fosse aprovado pela Câmara dos Deputados. Aqui em Pernambuco houve caso de então secreatários que se afastaram da pasta apenas para sufragar o voto pela impeachment de Dilma Rousseff. Agora, diante das contingências de uma reaproximação com o ex-presidente Lula, os socialistas do Estado tentam apagar essa imagem de antes, quando votaram, com tanto entusiasmo, pelo deposição da ex-presidente Dilma Rousseff. Os eleitores, no entanto, ainda sabem o que vocês fizeram no verão passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário