pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: O milagre da transferência de voto até com a ajuda do nosso senhor do Bonfim.
Powered By Blogger

domingo, 24 de julho de 2022

Editorial: O milagre da transferência de voto até com a ajuda do nosso senhor do Bonfim.

Crédito da foto: Facebook de Jerônimo Rodrigues

A revista Veja desta semana traz uma longa matéria sobre as dificuldades que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva enfrenta, em alguns Estados da federação, com os candidatos estaduais identificados com aliança. Numa longa análise, a matéria enfoca as conjunturas políticas do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco. Nesses Estados, em situações limites, espera-se que o ex-presidente Lula possa fazer o milagre da transferência de votos para os seus apoiadores. 

Apesar da inconteste liderança do ex-presidente em todas as pesquisas de intenção de voto, não se trata e uma tarefa simples. Numa recente visita de Lula ao Estado de Pernambuco, tudo pareceu conspirar para que essa tal transferência de voto não se materialize. Segundo um dos seus assessores, o melhor momento da visita foi quando eles tomaram o avião de volta, depois de submetidos a uma série de situações desagradáveis. O clima ficou tão pesado, que já se discute eventuais lavagem de roupa suja entre as duas legendas. 

Depois de um processo confuso de escolha, uma fadiga de material representada pelos 16 anos à frente do Palacio do Campo das Princesas e uma gestão mal-avaliada, Danilo Cabral ocupa a última posição na última pesquisa de intenção de voto. Na Bahia, a situação não é muito diferente. Lá, o neto de ACM Neto é o franco favorito a ocupar a cadeira de governador do Palácio de Ondina. Aparece com mais de 60% das intenções de voto, enquando o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, mau conseque atingir os dois dígitos. 

Embora a presença de Lula naquele Estado tenha ocorrido de uma maneira mais tranquila, isso, igualmente, não signficou, efetivamente, transferênfia de votos, numa observação a partir de uma pesquisa divulgada logo em seguida, mas realizada durante o evento, salvo melhor juízo, pelo Instituto Paraná Pesquisas. Neófito na busca de votos, Jerônimo Rodrigues é um ilustre desconhecido para 74% do eleitorado baiano. Lula apresenta escores muito semelhantes aos de ACM Neto, mas,  como já discutimos por aqui, algo sugere que o eleitor baiano estaria disposto a votar no dois postulantes, rejeitando a opção Jerônimo Rodrigues. Pelo andar da carruagem política, nem mesmo com a ajuda do nossoS Senhor do Bonfim, essa situação talvez possa ser revertida.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário