pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Teremos a CPI do MEC durante as eleições?
Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Editorial: Teremos a CPI do MEC durante as eleições?



Esta CPI do MEC, depois do período eleitoral, perderia completamente o interesse do público e, possivelmente, até da oposição ao Governo Jair Bolsonaro(PL). Não faz muito sentido sua realização depois das eleições de outubro. Neste sentido, incansáveis senadores da oposição, sob a liderança de Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade, têm se empenhado ao máximo para viabilizá-la de imediato, ameaçando, inclusive, recorrer ao STF para evitar possíveis manobras protelatórias. 

É muito pouco provável que ele obtenha êxito nesta empreitada, uma vez que existem vários mecanismos que podem ser utilizados com tal objetivo. Para alguns analistas, trata-se de uma CPI destinada a ficar em banho maria, nos escaninhos do Congresso Nacional, como outras tantas. Com o tempo, até a oposição perderia o interesse por ela, embora haja bons motivos para realizá-la. Afinal, as motivações que justificaram as prisões de agentes públicos e privados demandariam uma investigação profunda e isenta de interferências, algo que a CPI poderia proporcinar à população.

Bom articulador, Rodrigo Pacheco, apesar das pressões de um lado e do outro, mantém-se na condição de um equilibrista, sem criar arestas com a oposição, tampouco com os governistas. Não vai deixar de fazer a leitura em plenário, mas já antecipou que tal CPI somente será instaurada depois das eleições de outubro, o que significara, na prática, como disse antes, esvaziá-la, uma vez que perderia completamente o seu interesse. Agora é esperar que a oposição tenha algum trunfo político que assegure a sua realização antes desse período. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário