pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Saiu uma nova pesquisa sobre a disputa na Bahia.
Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Editorial: Saiu uma nova pesquisa sobre a disputa na Bahia.

  Crédito da foto: Valter Pontes, União Brasil. 

Como alguns leitores mais atentos devem ter observado, este editor tem um interesse particular sobre a disputa política na Bahia. Consideramos interessante  o pdrão de escolhas do eleitor daquele Estado, que, a cada pesquisa de intenção de voto, emite indicadores de que pretendem eleger ACM Neto para o Palácio de Ondina e, de forma curiosa, eleger Lula mais uma vez para o Palácio do Planalto. Trata-se de um arranjo inusitado, o que suscita o interesse deste editor. Os escores entre ambos, inclusive, guardam uma estreita similaridade. Hoje, dia 15\07, o Instituto Quaest\Genial divulga mais uma pesquisa naquela praça, desta vez apontando uma ligeira recuperação do candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, mas ainda muito distante da liderança folgada do neto de Antonio Carlos Magalhães. 

João Roma, o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, também ainda não conseguiu convencer o eleitorado sobre ser uma boa opção para assumir o Palácio de Ondina. Jerônimo Rodrigues, do PT, praticamente dobrou as suas intenções de voto, passando de 06% para 11%, de acordo com os números das pesquisas realizadas pelo próprio Instituto. Ele, no entanto, tem um grande problema a superar, ou seja, tornar-se conhecido do eleitorado do Estado. 74% dos baianos declaram que não o conhece. O lado bom - mas que ainda não surtiu os efeitos desejados - é que as pesquisas indicam que, quando o seu nome é associado ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), ele se torna bastante competitivo. Chegaria a cravar 38% das intenções de voto, deixando o jogo bastante equilibrado. 

É nesta bala de prata que o Partido dos Trabalhadores aposta, mobilizando seus atores políticos no Estado para esta empreitada, de preferência, carregando Lula a tiracolo. Rui Costa, o atual governador, tem uma avaliação razoável dos baianos e existe, também, o concurso do ex-governador Jaques Wagner, com muita espertise, pois governou o Estado por dois mandatos e conhece todos os rincões regionais. Vamos aos números: 

ACM Neto(UB-BA)              61%

Jerônimo Rodrigues(PT-BA)    11%

João Roma (PL-BA)            6%


TSE:BA - 05185\22. A pesquisa ouviu 1.140 pessoas, foi realizada entre os dias 09 e 12 de julho. Margem de erro: 2,9 para mais ou para menos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário