pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Nilvan Ferreira, bolsonarista raiz, é abandonado pelos bolsonaristas na disputa municipal deste ano pela Prefeitura de João Pessoa.
Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Editorial: Nilvan Ferreira, bolsonarista raiz, é abandonado pelos bolsonaristas na disputa municipal deste ano pela Prefeitura de João Pessoa.



O radialista e apresentador de televisão, Nilvan Ferreira, tornou-se, ao longo de sua trajetória, um dos políticos paraibanos mais identificados com o bolsonarismo. Qual não foi a nossa surpresa quando observamos as movimentações de outro bolsonaista, o ex-Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em torno das próximas eleições municipais em João Pessoa, com uma desenvoltura de quem contava com o apoio do PL para o pleito. Na realidade, o que ocorreu é que Nilvan Ferreira foi preterido pelo partido, que passou a apostar suas fichas na consolidação do nome do ex-Ministro da Saúde como postulante nas próximas eleições municipais. 

Num longo depoimento, o apresentador dá detalhes - alguns escabrosos, o que não se constitui, necessairiamente, alguma surpresa neste campo - sobre como se deu tal processo, onde todas as portas de outras agremiações foram igualmente fechadas, praticamente interditando a possibilidade de ele participar da disputa. São escaramuças produzidas pelo jogo pesado da política que o Nilvan já deveria conhecer. 

Queiroga não começa bem. Num encontro recente entre jornalistas, acabou perdendo a esportiva ao defender premissas do governo onde atuou como ministro. A nós não supreende. Durante os trabalhos da CPI da Covid-19, em audiência pública, ele fazia uma ginástica liguística enorme para defender algumas medidas tomadas pelo Governo Bolsonaro, numa demonstração de sua fidelidade canina ao bolsonarismo. 

O xadrez político das próximas eleições municipais na capital traz alguns complicadores. Embalado pelos ventos de uma aprovação popular da gestão, Cícero Lucena, naturalmente, tentará renovar o contrato de locação por mais quatro anos. Cícero Lucena é de um partido conservador, o Progressista, do Centrão, o que produz alguns embaraços para receber o apoio do governador socialista, João Azevedo, do PSB. Desconheço se o partido se movimenta em torno de algum nome para entrar na disputa, mas, por outro lado, se impõe a arregimentação de um conjunto forças capaz de se contrapor ao projeto bolsonarista de governar a cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário