pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O "Bezerro de Ouro" do Centrão
Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Editorial: O "Bezerro de Ouro" do Centrão


Assim como a ministra do Supremo Tribunal Federal, senhora Rosa Weber, também consideramos esse tal orçamento secreto - ou emenda do relator - algo não condizente com alguns princípios do próprio regime democrático, que exige, por exemplo, a transparência dos seus atos. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, num corredor da Câmara dos Deputados instalou-se uma espécie de "salinha do orçamento secreto", onde observa-se uma verdadeira romaria de parlamentares e assessores com o propósito de obter a liberação de recursos para as suas bases ou redutos eleitorais. Naturalmente, parlamentares ligados ao Governo Bolsonaro. 

Lula, o PT e seus parlamentares estão sensivelmente preocupados com esse "Bezerro de Ouro", num ano eleitoral. Mas, a rigor, toda tessitura está sendo muito bem calculada pelo Centrão, sejam quais forem o resultado das próximas eleições presidenciais. Já existem manobras no sentido de tornar esse orçamento secreto permanente, prevendo-se uma eventual vitória de Lula, engenssando o seu eventual governo. Outra preocupação bastante pragmática do grupo seria a formação de uma boa bancada de parlamentares, formando uma maioria, independetmente da eleição de Jair Bolsonaro(PL). 

O Centrão pensa em tudo. Tudo significa ele mesmo. O grupo trabalha com uma lógica muito bem definida, priorizando o exercício do poder em qualquer circunstância política, assegurando cargos na máquina e recursos, de preferência através de expedientes como o tal orçamento secreto. Aplicam uns torniquetes, deixam as vítimas estrebucharem - leia-se governos - e, logo em seguida, oferecem uma bóia salva-vida, mas deixam o indivíduo dentro do barco numa condição que, a qualquer momento, eles possam atirá-lo de novo aos tubarões.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário